I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20050824

PT E LULA – DOIS SÍMBOLOS E UM FRACASSO


PT E LULA – DOIS SÍMBOLOS E UM FRACASSO

Ternuma Regional Brasília

por José Alberto Tavares da Silva(12/08/2005)

O PT - Partido dos Trabalhadores - durante duas décadas, com muito esforço de um grupo de filiados de real expressão intelectual, responsável pelas discussões das diretrizes e formas de condução da agremiação, e muita gritaria estridente de uma militância adestrada para os embates de rua, caracterizou-se, desde o início, como um partido desejoso de se mostrar diferente de tudo o que existia no mundo político brasileiro, de há muito carcomido por interesses escusos, nepotismo e corrupção.

Arvorou-se em símbolo da Política com ética, com respeito à moral e exemplo de conduta.

O Sr. Luis Inácio da Silva, que acrescentou ao nome o apelido pelo qual era conhecido – LULA – foi um dos idealizadores e fundadores do partido, com base em sua experiência na atuação sindical. Dotado de inegável capacidade de liderança popular, demonstrada na condução dos movimentos grevistas, despontou, logo, como o mais forte dirigente partidário, tornando-se o operário-símbolo de um sindicalismo vitorioso.

A partir de então, o PT passou a girar em torno da figura emblemática do torneiro-mecânico que procurou imprimir à direção partidária os mesmos princípios autoritários exercidos no sindicato que controlava com mão de ferro.

Após uma longa e atribulada caminhada na direção do Poder, finalmente, na quarta tentativa, o PT viu seus esforços coroados de êxito, com a conquista da presidência da república, mais por obra e graça de um marqueteiro esperto que conseguiu ludibriar gregos e troianos do que por méritos próprios, como logo após a posse pôde ser comprovado.

Examinando-se as ações petistas nesses trinta e um meses de atuação, percebe-se, claramente, que os elementos alçados aos cargos de maior responsabilidade – aí incluído um primeiro ministro em pleno regime presidencialista - nunca tiveram um efetivo projeto para administrar o país, mas, tão somente, um plano de Poder, com evidentes propósitos de nele se encastelarem pelo maior tempo que fosse possível.

Tendo como parceiros preferenciais Fidel Castro e Hugo Chávez, como ele participantes do Foro de S.Paulo, Lula deve ter sonhado, de olhos abertos, com a possibilidade de seguir seus exemplos. Chegou até a visitar um ditador africano para saber “como é que se fica 37 anos no poder”.Acontece que é grande a diferença de envergadura pessoal entre Lula e seus ídolos e, maior, ainda, a das condições geográficas, políticas e institucionais dos respectivos países.

Fidel Castro chegou ao poder derrotando pelas armas um caudilho corrupto que mantinha o povo cubano em situação de extrema miséria. Além de fazer uma faxina no ambiente político, atuou nas áreas de maior carência social, granjeando o apoio do povo, ao mesmo tempo em que impôs uma ditadura sangrenta, com o controle absoluto do poder conquistado, graças ao suporte econômico recebido, no início do governo, da então poderosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e facilitado pelas condições de ser o país uma ilha, de dimensões territoriais restritas. À sua moda, foi competente.

Hugo Chávez, tão logo se consolidou na chefia do governo, democraticamente eleito, passou a adotar medidas de cunho ditatorial favorecidas, em sua aceitação pelo povo, pelas condições de anarquia que prejudicavam a vida de todos. Oficial superior do Exército, tem formação cultural e profissional que o capacitam para o exercício de uma liderança efetiva. Sabe o que é estratégia, como estabelecer as linhas básicas de seu planejamento e os objetivos a atingir. Conhecendo tática, identifica as ações a realizar para chegar aos objetivos fixados. E comanda, pessoalmente, o processo.

E com Lula, o que aconteceu? Despreparado para governar um país com as complexidades do Brasil, pouco afeito à leitura e ao trabalho, deslumbrado com o poder e com todas as benesses que o mesmo proporciona, montou um esquema que o livrasse dos incômodos administrativos, apoiado em duas pilastras básicas: José Dirceu para tratar, efetivamente, dos assuntos de governo e Palocci para tomar conta da chave do cofre, com a recomendação expressa de cumprir os compromissos com o mundo financeiro assumidos na campanha eleitoral. Feito isso, estabeleceu (ou alguém o fez para ele) algumas metas, mais de palanque do que reais, como o tal do FOME ZERO, no Brasil e no Mundo – quanta pretensão! – a ambicionada liderança na América do Sul, bombardeada pelo argentino Kirchner, as viagens a países subdesenvolvidos com perdão ilegal de dívidas, para tentar impor uma hipotética posição de coordenador do que só ele sabe, e a grande fixação, pela qual estamos pagando caro, de conquistar um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU, uma ilusão apoiada pelos barbudinhos do Itamaraty, submissos à orientação do Sr. Marco Aurélio Garcia, assessor presidencial e ministro de fato para assuntos internacionais, contrariando toda a tradição da nossa diplomacia, numa empreitada que se torna impossível com a tremenda dívida externa que nos sufoca e com as Forças Armadas sucatadas, fronteiras escancaradas ao contrabando, águas territoriais indefesas e espaço aéreo aberto a quaisquer incursões pela indisponibilidade dos equipamentos.

É bem provável que, na limitação dos seus conhecimentos, Lula tenha pensado que governar o Brasil seria parecido com a direção do Sindicato dos Metalúrgicos e que, agora, teria os mesmos êxitos que alcançou quando liderar greve era fácil, em função do crescimento do país a 8 ou 9% ao ano, com maior número de vagas do que de trabalhadores para preenchê-las. Certamente, hoje, com o desemprego forçando o trabalhador até a abdicar de direitos para assegurar o emprego, não conseguiria os sucessos nas portas das fábricas que obteve no passado.

Na medida em que a tarefa atribuída a Palocci vem sendo conduzida a contento para o mundo financeiro, embora ao custo das demandas não atendidas para os cidadãos comuns em todas as áreas sociais, a parte da missão da qual foi incumbido José Dirceu transformou-se num enorme e irreversível desastre para o governo, atolado até o pescoço na corrupção generalizada, e para o PT, cujas figuras exponenciais apareceram para a Nação com suas verdadeiras caras, envolvidas em trapaças, mentindo em depoimentos, agindo nos bastidores para abafar os escândalos em que se meteram e, apesar de todo o esforço feito em contrário, levando de roldão, na maré de lama que sobe a rampa do palácio presidencial, a figura-símbolo do falecido Partido dos Trabalhadores e seu ídolo maior, o operário-presidente LULA.

Com o pensamento revolucionário aético e amoral de guerrilheiro, para quem os fins justificam os meios, Dirceu, tão logo assumiu as rédeas do governo, decidiu por em prática o plano de perpetuação do partido no poder e, logicamente, da corriola que o controla no domínio completo das posições de mando. E como a única forma de fazê-lo seria corrompendo aqueles necessários à boa execução do plano, segundo a imprensa, pôs mãos à obra e o resultado é o que estamos vendo: um Congresso com mais parlamentares trabalhando em comissões de inquérito do que legislando para o país e ele, Dirceu, até pouco tempo o homem mais poderoso do governo, defenestrado pela ambição desmedida, pela incompetência para levar a termo seu projeto e pela prepotência que não lhe permitiu enxergar que o Brasil é muito maior e muito mais importante do que o PT.

Lamentavelmente, para os que mantinham tanta esperança, ela foi vencida pelo medo.

O PT e LULA, dois símbolos, fundiram-se no mesmo fracasso.

Visite nosso site www.ternuma.com.br

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte