Criticada por pilotos nos Estados Unidos e no Brasil, a complexidade de
Criticada por pilotos nos Estados Unidos e no Brasil, a complexidade de
funcionamentodo transponder do jato Legacy pode ter induzido a erro a tripulação do avião,
>O transponder do Legacy fica no mesmo console que o rádio de navegação,
usado
>pela tripulação para fazer contato com o controle de vôo. No jato, o botão
>tune - semelhante ao usado para sintonizar emissoras num rádio - tem tripla
>função: registrar no transponder o código transmitido pelo controle de vôo,
>sintonizar o rádio para comunicação com a torre e determinar a freqüência
>do TCAS, sistema anticolisão do avião.
>
>Os pilotos apontam ainda risco de problemas no processo de digitação de
códigos
>no transponder, que pode entrar em modo stand-by se a operação demorar mais
>de cinco segundos para ser concluída. Com o desligamento do transponder,
>o TCAS deixa de funcionar.
>
>Computadorizado e duplicado (pode ser usado tanto pelo piloto como pelo
co-piloto),
>o transponder do Legacy é fabricado pela Honeywell e tem o modelo RCZ-833
>Mode S. Fica embutido no console do cockpit (cabine), no mesmo espaço do
>rádio de navegação. De acordo com um piloto, as duas primeiras teclas são
>usadas para a comunicação via rádio. As duas teclas do meio são utilizadas
>na programação do transponder, e as duas últimas, na programação do TCAS.
>A tecla que possibilita a inserção do código recebido do comando de vôo
é
>a terceira de cima para baixo. Após acioná-la, o piloto tem de girar o tune,
>no lado inferior direito do console, para dar a freqüência correta do transponder.
>Daí a complexidade de operação do equipamento, dizem os pilotos, pois o
tune
>tem diversos usos.
>
>Apesar dessa dificuldade, comandantes que trabalham no Brasil garantiram
>que Lepore está acostumado a voar amparado em instrumentos. Ou seja: o design
>pode explicar por que o transponder não funcionou, mas não justifica uma
>eventual falha do comandante.
>
>Uma das possibilidades para que a identificação do Legacy sumisse é a de
>o transponder ter entrado em modo stand-by. A outra é que o aparelho tenha
>sido desligado. Na filial brasileira da Honeywell, ninguém pode falar sobre
>o assunto.
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