I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20061105

MUDANÇA À VISTA

Correio Braziliense, 051106

Crise nos aeroportos ameaça permanência do brigadeiro Luiz Carlos Barreto no comando da Aeronáutica
________________________________________
Luiz Carlos Azedo
Da equipe do Correio

A permanência do tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Carlos Bueno no Comando da Aeronáutica está com os dias contados. Sua queda pode ocorrer a qualquer momento, em decorrência da crise dos controladores de vôo dos aeroportos brasileiros, que estão insubordinados, inclusive os militares.


Embora o ministro da Defesa, Waldir Pires, diga que o comandante da força está prestigiado, a permanência de Bueno no posto se tornou insustentável. O oficial mais cotado para substituí-lo é o tenente-brigadeiro-do-ar José Américo dos Santos, chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa. A mudança é esperada porque o comandante da Aeronáutica se enfraqueceu junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um lado, e aos subordinados, de outro.


A autoridade de Pires também foi desgastada. O ministro da Defesa quebrou a hierarquia militar ao assumir diretamente as negociações com os controladores de vôo e anunciar a desmilitarização do setor, o que enfraqueceu Bueno, mas desgastou o ministro entre os militares, inclusive do Exército e da Marinha.


E ainda gerou grande descontentamento entre os oficiais da Aeronáutica, que vêem o movimento como uma insubordinação grave. Na avaliação dos comandantes militares, os sargentos da Aeronáutica teriam que ser “enquadrados” e punidos.


O fato de o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ter negociado diretamente com os líderes do movimento é considerado uma interferência inaceitável na hierarquia militar, somente comparável ao episódio do movimento dos marinheiros de 1964, quando houve quebra da hierarquia.


Naquela ocasião, o presidente João Goulart, estimulado por líderes do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), encontrou-se com os cabos e marinheiros amotinados, o que serviu de pretexto para o golpe militar de 1964.


A Aeronáutica mantém 2 mil controladores de vôo, a maioria com patente de sargento, sujeitos à rígida disciplina de caserna e ao soldo da patente. É impossível aumentar o salário dos controladores de vôo, como querem seus líderes sindicais, sem mexer com a política salarial dos militares. A Aeronáutica também não aceita a idéia de a CUT controlar o tráfego aéreo do país por intermédio de um sindicato de controladores de vôo.


O ministro da Defesa, porém, é a favor de uma carreira civil para os controladores de vôo. “Defendo o transporte civil para a população civil. Estou convencido de que é uma boa solução. Aliás, não sou eu, é o mundo”, declarou Pires.


Aparentemente, tem o respaldo do presidente Lula, que está irritado com a crise dos controladores de vôo e avalia que houve um problema na administração nesta área, a cargo da Aeronáutica.


“O Estado democrático não pode ficar refém de nenhum setor da sociedade, de nenhuma categoria. Não se pode admitir um Estado democrático paralisado, com a população desassistida, vendo o crescimento da situação de intranqüilidade nos aeroportos, com brigas, choques, polícia”, diz o ministro.


Pires evita polemizar com a Aeronáutica sobre os problemas do controle do tráfego aéreo e não vê o menor motivo para o comandante Luiz Carlos Bueno ficar chateado ou deixar o cargo. “O brigadeiro Bueno tem o meu apreço e a confiança do presidente da República”, minimizou na sexta-feira.


SISTEMA INTEGRADO


A desmilitarização do setor parece uma idéia simples e boa, mas não leva em conta a complexidade do problema, a história do controle do espaço aéreo brasileiro e seu papel estratégico na navegação do Atlântico Sul. Criado pelo brigadeiro Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), em 1946, o controle do espaço aéreo brasileiro sempre foi militarizado, porque utiliza os mesmos equipamentos para controlar as rotas aéreas da aviação comercial e, simultaneamente, operar o sistema de defesa do espaço aéreo.


A maioria das bases militares da Aeronáutica funciona ao lado dos aeroportos comerciais e, durante 40 anos, o Sistema de Proteção ao Vôo foi subordinado à Diretoria de Rotas da Aeronáutica. Na década de 70, com a navegação eletrônica, em razão das dimensões continentais do país, optou-se por um sistema integrado de defesa aérea e controle do espaço aéreo, o Cindacta 1, com sede em Brasília, que abrangia inicialmente o quadrilátero compreendido por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e a própria capital federal.


Depois, foram criados os centros de Curitiba (Cindacta 2), que controla o Cone Sul, e de Recife (Cindacta 3), que cobre a região que vai do sul da Bahia ao Maranhão. O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), implantado em 2002, servirá de base para a criação do Cindacta 4, com sede em Belém (PA), onde foi instalado o primeiro serviço de auxílio à navegação aérea do país, em 1938, durante a Segunda Guerra Mundial.


O sistema de proteção ao vôo e defesa área mobiliza 13.150 pessoas e cobre um espaço aéreo de 22 milhões de quilômetros quadrados. Os controladores de vôo estão na ponta do sistema e são escolhidos após rigorosa seleção.

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte