I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20061105

O APAGÃO AÉREO DO GOVERNO LULA

Editorial do Jornal do Brasil

O único brasileiro sem motivo de queixas contra as autoridades aeronáuticas é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A bordo do jato presidencial, pôde decolar incólume rumo às férias negadas a milhares de mortais comuns, driblando o suplício que, sabe-se agora, o corte de investimentos federais e a briga entre militares e civis impõem aos contribuintes. Como se tornou comum nas crises, o governo jura ter sido surpreendido. Disso não há dúvida: nada é mais eloqüente do que o olhar perdido do ministro da Defesa, Waldir Pires. Ou a decolagem do Airbus presidencial, privilégio visto de longe por quem sofria há horas.


O colapso aeroviário, finalmente reconhecido, é experimentado há mais de uma semana por passageiros em todo o país, perdidos nos terminais à espera de vôos com atrasos além do absurdo. A esses infelizes, nenhuma autoridade se sentiu obrigada a dar explicações concretas, só promessas vazias e esquivas.

Após o acidente com o Boeing da Gol, o controle aéreo foi responsabilizado por um dos envolvidos e a reação oficial foi ríspida. A acusação era uma "leviandade". A tragédia, no entanto, se desdobrou na calamidade que vivenciamos em todas as capitais. Então, se os controladores trabalhavam além do limite - como disseram para justificar o castigo imposto à população - quem é o leviano? Quem paga pelas horas de desconforto? Quem ressarcirá dezenas de compromissos profissionais de toda sorte atingidos? Quem será responsabilizado por dinamitar a credibilidade do sistema aéreo perante as associações internacionais?

A crise é o reconhecimento da falência de gerenciamento do setor. Idealizada para reduzir a militarização da malha aérea, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é uma nulidade. Uma sinecura para quem sonhava com as benesses do serviço público. Seus diretores se revezam em aparições desastrosas que só ajudam a aumentar a confusão.

Foi assim no atendimento descortês às famílias das vítimas do vôo 1907, na falta de coordenação com a operação de resgate da FAB, na incapacidade em dar informações claras ao público e, agora, na silenciosa omissão diante do desespero de passageiros abandonadas à própria sorte, às vezes por mais de 20 horas, sem chegar ao destino.

Se o presidente Lula disser que nada sabia sobre a gravidade do quadro, há documentos que o desmentirão. Há três anos se alerta para a carência de recursos necessários para dotar o sistema aeroportuário da capacidade de acompanhar o crescimento da demanda, em explosivos 20% ao ano. A situação lembra o apagão energético no governo Fernando Henrique, quando o país, por falta de investimentos, foi obrigado a racionar a energia. E depois pagou a conta do prejuízo das empresas.

Viaja-se como nunca e isso é bom. Mas falta muito. Num território de dimensões continentais como o Brasil, não ter uma aviação comercial à altura é um entrave ao desenvolvimento e um sinal de retrocesso - já que o país teve, depois da II Guerra Mundial, uma das maiores frotas aéreas do mundo. Os céus vazios, paralisados pela maior confusão já vista, são um diploma de incapacidade inconcebível.

Mas há do que se orgulhar. Graças à Infraero, responsável pela gerência dos aeroportos, os passageiros podem aguardar vôos atrasados dez, 12 horas, ou informações que não terão em bancos de plástico com design ultramoderno. Podem dormir no chão de granito nos elegantes salões projetados por arquitetos de renome. Podem comprar bugigangas em terminais feéricos como shopping centers. Se há uma lição na crise, é a de que a paciência do usuário acabou. Basta de incompetência.

FOTO: Beto Barata/AE


"DELENDA CARTAGO EST"
Marco Pórcio Catão (234 – 149 a.C.)

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte