I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070112

As graves contradições do Foro de São Paulo

Bandeira do Foro de São Paulo, a organização esquerdista que "não existe".
As graves contradições do Foro de São Paulo
Alejandro Peña Esclusa
12/01 - Debaixo de um discurso contraditório, um coisa fica clara quanto ao Foro de São Paulo: não há divergências nos objetivos das esquerdas latino-americanas, apenas graduções diferentes nos métodos para atingi-los.


© 2007 MidiaSemMascara.org

Esta semana começa em San Salvador o XIII Encontro do Foro de São Paulo (FSP) [1], organização criada por Fidel Castro e Lula da Silva em 1990, para reagrupar as forças de esquerda da região, depois da queda do muro de Berlim e do descalabro do comunismo.

Por motivo deste Encontro, publicou-se um documento – redigido, entre outros, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil e pelo Movimento Quinta República (MVR) da Venezuela – repleto de contradições e de falsidades [2]. A mais chamativa consiste em apresentar o Foro como uma organização de oposição ao sistema, quando na realidade seus membros governam a maioria dos países latino-americanos há anos.

São integrantes do FSP: Fidel Castro, Hugo Chávez, Lula da Silva, Evo Morales, Tabaré Vázquez e Daniel Ortega; enquanto que Néstor Kirchner, Michelle Bachelet e Rafael Correa chegaram ao poder com o apoio de partidos pertencentes ao Foro. Só ficam de fora de seu controle Felipe Calderón, Álvaro Uribe, Alan García e Tony Saca, porém assediados permanentemente por López Obrador, as FARC, Ollanta Humala e a Frente Farabundo Martí (FMLN) respectivamente, todos membros do Foro de São Paulo.

Sua presumível condição “opositora” permite ao Foro criticar a “pobreza”, a “concentração da riqueza” e a “falta de saúde, educação e moradia”, porém se esquece que seus membros levam anos no poder e que nada fizeram para solucionar esses problemas; ao contrário, os têm agravado. Chávez já vai governando há oito anos – com preços do petróleo sete vezes superiores aos que havia anteriormente – e, entretanto, a pobreza e a concentração da riqueza incrementaram-se notavelmente, enquanto que os níveis de corrupção e insegurança aumentaram em índices jamais vistos. Lula tampouco fez nada para melhorar a situação do Brasil, como se pode constatar em qualquer estatística séria.

No mencionado documento o Foro de São Paulo condena “o crime organizado, o terrorismo e o narcotráfico”, porém, convenientemente omite dizer que entre seus membros fundadores encontram-se as FARC e o ELN, organizações criminosas e terroristas que se financiam com o narcotráfico e o seqüestro.

O documento defende “a independência e a soberania” das nações latino-americanas e, ao mesmo tempo, critica “a intervenção estrangeira, a subordinação e o colonialismo” porém, não diz que o castro-comunismo exporta sua revolução ao resto do continente e influi notavelmente sobre seus aliados. Caso emblemático é o de Hugo Chávez, que manipula a seu bel prazer o governo de Evo Morales e se imiscui permanentemente nos assuntos internos de outras nações.

O FSP diz promover a integração e a unidade dos povos, porém na prática fomenta a desintegração e a divisão. Chávez não apenas acabou com o Pacto Andino, como dividiu internamente a Venezuela e a Bolívia em dois lados irreconciliáveis, o qual pode desatar a violência em ambos os países. Por sua parte, Kirchner e Tabaré Vázquez, em seu afã revanchista contra os militares, revivem perigosamente conflitos superados há décadas.

O Foro reanima as “lutas populares” dos movimentos de esquerda, “expressadas através de greves, protestos, manifestações e bloqueio de estradas”, porém quando essas mesmas ações são realizadas contra ele, as reprime ferozmente. Na Venezuela, Chávez despediu 20 mil trabalhadores da indústria petroleira por exercer seu direito universal à greve, grupos oficialistas paramilitares atacam com balas os protestos opositores e se promulgaram leis contra o bloqueio de estradas ou “guarimbas”.

Todavia, o documento do XII Encontro do Foro de São Paulo diz toda a verdade quando confessa que não existem duas esquerdas diferentes, uma “moderada” (Lula, Kirchner, Vázquez, Bachelet) e outra “radical” (Castro, Chávez, Morales), mas que há uma só esquerda. Textualmente diz: “A maquinaria político-ideológica da direita... tenta dividir os governos progressistas em dois grupos: a esquerda moderna e a esquerda atrasada com a intenção de apagar os muitos objetivos comuns que unem nossos governos e partidos. Esta diferença é falsa e o que existe na verdade é uma diversidade de estratégias que respondem às realidades e condições de luta que existem em cada país”.

Tantas e tão graves contradições demonstram que o objetivo do Foro de São Paulo não é resolver os problemas que critica, senão aproveitar o fracasso dos governos anteriores e manipular os povos para alcançar o poder e usufruí-lo em benefício próprio.

Nesta oportunidade o Foro se reúne em El Salvador – um dos poucos países que o FSP não pôde controlar – para dar respaldo continental à Frente Farabundo Martí a fim de que tome o poder, quer seja pela via eleitoral quer seja pela via das armas. No momento Chávez financia generosamente a campanha do FMLN, fornecendo petróleo barato às prefeituras governadas por essa organização. Se isso não é intervenção externa, então o que é?



Tradução: Graça Salgueiro

[1] A página web do Foro de Sao Paulo é www.forosaopaulo.org

[2] O texto completo, intitulado “A nova etapa da integração latino-americana”, está disponível em http://forosaopaulo.fmln.org.sv/documentos/FSP_XIII_encuentro_rev.doc

Para maiores informações sobre o assunto, acesse a Editoria Foro de São Paulo

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte