I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070225

A Ideologia dos Bandidos

A classe dos bandidos não tem ética e nem ideologia? Depende dos bandidos. O certo é que eles não têm respeito sequer pelos políticos. E respeitam, menos ainda, os integrantes do alto escalão do governo Lula. Na terça de carnaval, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e sua esposa foram mantidos reféns por quatro horas, durante assalto praticado por três homens na Chácara do empresário Vitor Sandri, em Ibiúna, no interior de São Paulo. No dia 20 de janeiro, o ex-ministro Luiz Gushiken e sua família também foram vítimas de um assalto, praticado por quatro bandidos, que os mantiveram reféns na chácara, que ficava no condomínio fechado Recanto das Flores, no bairro de Itaci, em Indaiatuba, também no interior paulista.


O ministro da Fazenda não vai se pronunciar sobre o assunto. Não há informações sobre o que foi roubado dele. Mantega não será intimado a depor, já que é uma autoridade. Ou seja, ele é Deus. Ele poderá marcar horário e local para falar à polícia sobre o assalto. Três suspeitos de praticar o crime já estão no presídio de São Roque. Os presos negam participação no assalto, mas a polícia afirma que os capuzes usados no assalto e os coldres das armas foram encontrados na moradia de um deles. Bandidos incompetentes. Sem foro privilegiado, não serão julgados pelo Supremo Tribunal Federal. Vão mofar na cadeia.

Já o ataque a Gushiken rendeu polêmica porque o ex-ministro não gostou de insinuações que foram feitas contra ele na imprensa. O simpático “China”, como Lula o trata carinhosamente, chegou a pedir a interferência oficial da Polícia Federal contra os ataques e a invasão de privacidade que alegou estar sofrendo da mídia anti-petista. Gushiken alegou que jornalistas foram subornados pelo empresário Daniel Dantas para falar mal dele. O mais grave do episódio foi que PF admitiu que um delegado estava investigando jornalistas sobre a suposta operação em curso que “envolveria escutas ilegais e divulgação de informações falsas, com a finalidade de atingir a honorabilidade” da pessoa do ex-ministro.

Enquanto o aparelho repressivo do Estado fica procurando chifre em cabeça de vaca, cerca de duzentas famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram na madrugada deste sábado a fazenda Floresta, em Araçatuba, região acima do Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo. Os criminosos invasores, sob a fachada bondosa de um “movimento social”, tiveram o apoio de trabalhadores rurais ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Foi a 14ª invasão da parceria do MST/CUT em uma semana. No Pontal do Paranapanema, onde 13 fazendas foram invadidas no carnaval, os revolucionários sem-terra, que lutam pelo socialismo na América Latina, estão desocupando as áreas por ordem da Justiça. Como é fácil fazer o socialismo com revolucionários bem alimentados pelo programa Bolsa Família... E que maravilhoso é o socialismo financiado por ONGs européias ligadas à oligarquia financeira transnacional... A grana do capitalista é tão boa que banca os espertos socialistas.

Vida que segue, o socialismo avança na Venezuela. Para felicidade dos sem terra que são filiados ao Foro de São Paulo (grupo fundado pelo PT, em 1990, que reúne as esquerdas, misturando grupos narco-guerrilheiros na América Latina e Caribe). Foi lançado na sexta-feira passada o programa de Educação Socialista. Este é o terceiro dos 5 motores do projeto do presidente venezuelano, Hugo Chávez, rumo ao seu “socialismo do Século 21”. Foram formados os primeiros 480 “brigadistas” representantes dos 24 Estados da Venezuela. Este pequeno Exército será responsável por disseminar a ética e a moral socialista por toda a Venezuela nos próximos anos.

Os brigadistas farão parte de uma campanha intitulada "Bem Comum". Vestirão um kit básico: um chapéu e um pano vermelhos. Andarão para cima e para baixo com uma pasta com discursos de Simón Bolívar, que deverão decorar e espalhar. Devem levar a mentalidade do socialismo do século 21 para suas comunidades, o que inclui a solidariedade, a ética, a responsabilidade social e, principalmente, o bem comum. Devem ajudar as comunidades locais e desenvolver e implantar uma sociedade mais participativa. A idéia deste projeto educacional é "colocar o ser social por cima das notas, provas e conteúdos".

O ideólogo do socialismo venezuelano do século 21, William Izarra, destaca que o presidente Hugo Chávez propôs a criação do chamado "Centro de Formação Ideológica" para enfrentar a oposição no referendo revogatório de 2003. Izarra já avisou que Chávez quer ficar no poder pelo menos até 2021. Só então estará completa a "transição" do atual regime capitalista para o socialismo do século 21.

William Izarra explica que o socialismo do século XXI tem três grandes componentes. “O primeiro é o bem comum. Tudo o que se faça está sustentado na comunidade, não no indivíduo. A busca da produção para o bem comum. Para chegar a esse nível temos de ser solidários e sentir amor em relação ao coletivo. O segundo componente é a produção social. O terceiro é a democracia com participação direta. O sistema só funcionará dessa maneira que eu expliquei quando esses 3 elementos estiverem funcionando ao mesmo tempo”.

Izarra ensina que agora começa a etapa de transição, porque o povo ainda não tem o poder. Segundo o ideólogo, o objetivo final é que o povo tenha o poder. “O sistema socialista é um novo modelo político que substituirá o modelo atual, mas isso ainda não aconteceu. Muitas estruturas do estado burocrático seguem vivas. É parte da luta resolver essas contradições. Começa com os motores que o presidente anunciou na posse: a Lei Habilitante - que deu a Chávez poderes de legislar por um ano e meio no lugar dos parlamentares. A educação socialista, que vem sendo colocada em prática por meio dos centros de formação ideológica; a reestruturação territorial do Estado; e, finalmente, uma nova Constituição do Estado socialista. Essas são as mudanças necessárias na estrutura do Estado que permitirão que entreguemos o poder ao povo”.

William Izarra destaca que a grande novidade do Socialismo do Século 21 é o componente espiritual. “Jesus Cristo, Bolívar, Che Guevara e Hugo Chávez são ícones que não existem no modelo cubano, por exemplo, um modelo basicamente marxista. E para um marxista o fato de Cristo estar presente seria uma verdadeira heresia. O socialismo do século XXI está estruturado em Bolívar, introduz Cristo dentro do que pode ser a busca do bem comum, o amor dentre os seres e a confraternização entre todos. Além disso, a definição de propriedade privada do nosso socialismo não descarta a propriedade privada.

O ideólogo de Chávez adverte que a esquerda tradicional é superada pelos conceitos do socialismo do século 21 porque tem uma dimensão muito mais humana e mais justa. William Izarra acredita que o socialismo do século 21 vai inspirar uma nova esquerda na Europa, em pouco tempo. “A diferença desse socialismo para o de outra época é o momento em que se desenvolve essa revolução. O momento atual estimula as pessoas a adotarem uma postura mais ativa em relação aos meios de produção, ter uma atitude que busca acabar com o domínio hegemônico no mundo, ter uma disposição plena a entender e assumir o ser humano como irmão fraterno e solidário. Lembre-se que cada época está constituída por diferentes gerações e pela constante evolução do ser. Hoje há novas formas de interpretar o mundo e a vida”.

William Izarra insiste que, no Socialismo do Século 21, não será a produção sustentada pelo mercado, que se traduz na acumulação do benefícios. “Aqui a produção não busca esse materialismo, busca a satisfação das necessidades básicas para a sustentação das pessoas, mas principalmente para a satisfação coletiva da humanidade. Por isso estamos estimulando o conceito de empresa de produção social. Isso dentro do marca de um modelo capitalismo que ainda vigora na Venezuela. Como resolver essa contradição? Acho que a própria dinâmica irá produzir os canais. Como fazer para romper o esquema dominante que leva a população a ser capitalista? Isso leva tempo, é o grande desafio”.

Mas Cháves se prepara para a revolução não só com educação e ideologias. Mas sim com armamento. A Venezuela investiu US$ 4 bilhões de dólares nos últimos dois anos. Virou a maior compradora de armas da América Latina. Seus gastos no setor cresceram 12,5% no ano passado. Eles justificam as compras de jatos, de helicópteros de ataque e de 100 mil rifles de assalto russos Kalashnikov como um esforço preventivo contra um eventual ataque dos Estados Unidos da América.

Até o principal aliado do governo Lula soltou seus marimbondos de fogo contra Hugo Chávez esta semana. O senador José Sarney (ex-presidente do Brasil) descreveu o modelo de governo venezuelano como um “Populismo Militar”. Sarney reclamou que o Brasil não pode deixar a Venezuela se tornar uma potência militar no continente. E o governo Lula é criticado, pelo Departamento de Estado norte-americano, por não criticar, enfaticamente, a corrida armamentista venezuelana. Certamente, Lula tomará uma bronca do cowboy George Bush ou da pantera Condollezza Rice, na visita deles ao Brasil, dia 8 de março.

Enquanto a turma de Chávez opera sua utopia socialista e armamentista, bem financiada pelo petróleo e pela oligarquia financeira transnacional, os companheiros petistas no Foro de São Paulo correm atrás do preju. O Governo do Presidente Lula arma o golpe branco da Reforma Constitucional para modificar a redação do inciso XV do art. 48 da Constituição Federal. Querem alterar o dispositivo que dá exclusividade ao Congresso Nacional (Câmara e Senado) “autorizar referendo e convocar plebiscito”.

De posse dessa autorização, manipulando consultas populares através do voto fraudável, o Poder Executivo poderá modificar a Constituição ao seu bel prazer. Colocar juízes independentes em disponibilidade ou aposentadoria forçada. Intervir nos Estados e Municípios. Exercer maior controle sobre a economia do País e sobre o empresariado em especial. Modificar a legislação eleitoral e concentrar mais poder no governo Lula. Os petistas sabem muito bem que o poder deles é capaz de manipular a opinião pública utilizando duas grandes armas: os programas assistencialistas e as prostituíveis emissoras de rádio e televisão, que dependem da verba oficial do Estado.

O nome disto que acontece na Venezuela e no Brasil é GOLPE. Tenha a cor que lhe queiram dar. Tenta-se fundar, na América Latina, um esquema muito parecido com um Capitalismo de Estado com o verniz socialista. Na verdade, engendra-se um Social Populismo. Por trás de todo o esquema dos revolucionários está o grande capital transnacional, comandado pelas oligarquias financeiras, que querem ampliar o seu controle sobre a América Latina. Eles patrocinam as ideologias fora do lugar para nos controlar.

As ideologias são mecanismos políticos de dominação e controle das massas, através da padronização e simplificação das idéias. Elas influenciam o meio “bio-psicossocial”. Atuam sobre a “vida” e a mente dos seres organizados socialmente. Ideologia é um termo comumente usado no sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas".

Muitos autores definem ideologia como sinônimo de “visão de mundo”. Costuma-se chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão. Mas as ideologias vão além da visão no mundo controlado por oligarquias financeiras.

A ideologia é um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção. Karl Marx desenvolveu uma teoria da ideologia concebendo-a como uma forma de falsa consciência cuja origem histórica ocorre com a emergência da divisão entre trabalho intelectual e manual. É a partir deste momento, desta alienação, segundo Marx, que surge a ideologia. Ela é derivada de agentes sociais concretos (os ideólogos ou intelectuais), que tornaram autônomo o mundo das idéias. Desta forma, os ideólogos ou intelectuais teriam invertido a realidade.

Marx acredita que a ideologia cria uma “falsa consciência” sobre a realidade que visa a reforçar e perpetuar a dominação. Já Antônio Gramsci conceitua que a ideologia não é enganosa ou negativa em si, constituindo qualquer ideário de um grupo de indivíduos. Louis Althusser retoma a linha original de Marx, definindo que a ideologia é materializada nas práticas das instituições. Desta forma, o discurso, como prática social, seria a “ideologia materializada” na prática.

Também de linha marxista, o psicólogo e sociólogo Erich Fromm sempre se mostrou profundamente impressionado pelo que ele via como uma poda da liberdade humana, pelo modo como as pessoas se submetiam, inconscientemente, a desempenhar papeis mecânicos dentro da sociedade exclusivista estruturada na ideologia do capitalismo. Vale conferir o conceito de Erich Fromm, exposto em seu livro "A revolução da esperança por uma tecnologia humanizada":

"As ideologias são idéias formuladas para consumo público, satisfazendo a necessidade que todos têm de aliviar sua consciência culpada, na crença de que elas agem em favor de algo que lhes parece bom ou conveniente. As ideologias são mercadorias de pensamento já prontas, divulgadas pela imprensa , oradores e ideologistas a fim de manipular a massa do povo para finalidades que nada têm a ver com a ideologia, e que muitas vezes são exatamente o oposto. Essas ideologias são muitas vezes manufaturadas "ad hoc" – por exemplo, quando uma guerra é popularizada sendo descrita como guerra de libertação ou quando ideologias religiosas são usadas para racionalizar o status quo político".

Quem quiser não aceitar essas verdades teóricas objetivas será feito de idiota pelos bandidos sem ética, mas com ideologia, que são meros agentes conscientes da oligarquia financeira transnacional que controla o mundo, em nome da manutenção do poder pelo poder. Ideologia? Você quer uma para viver? Então viva entorpecido, enganado, fora da realidade. E PT saudações (sem trocadilho infame).

Bomba - E para terminar, o Agente 171 do Alerta Total revela a última do mega empresário da comunicação Lulinha. Fábio da Silva, o Primeiro Filho, acaba de conseguir a concessão de uma estação de TV na Venezuela. A grande pergunta é: Que retribuição Chávez estaria dando a Lula para conceder este "mimo" ao filho dele?

Jorge Serrão, jornalista radialista e publicitário, é Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.
http://alertatotal.blogspot.com/ e http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte