I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070212

IDEOLOGIAS ANTIMILITARES

IDEOLOGIAS ANTIMILITARES

EDUARDO ITALO PESCE
IBERÊ MARIANO DA SILVA

A visão dos militaristas utópicos que, até recentemente, dominavam o Pentágono não era realista, e sim idealista. Por glorificar a guerra, o militarismo utópico pode ser considerado uma ideologia antimilitar – isto é, contrária à ética militar.

Segundo Samuel P. Huntington, a ética profissional militar é realista e conservadora. O liberalismo, o marxismo e o nazifascismo, por diferentes razões, são ideologias antimilitares. A ideologia pró-militar por excelência é denominada realismo conservador.

O liberalismo declara-se pacifista, embora admita a guerra para defender uma “causa nobre”. Os
liberais consideram a existência de Forças Armadas numerosas e permanentes uma ameaça à paz e à democracia. A agenda militar liberal caracteriza-se pelas políticas de extirpação (visando à redução drástica dos orçamentos e efetivos militares) e de transmutação (procurando desviar as Forças Armadas para funções de natureza não-militar).

O marxismo dá prioridade à “luta de classes” e considera os conflitos interestatais inerentes ao
“imperialismo capitalista”. O nazifascismo, como outras formas de idealismo romântico, glorifica a guerra e as virtudes guerreiras. Nenhuma destas ideologias valoriza o profissionalismo militar.

Não há atualmente, no Brasil, grupos nazi-fascistas organizados. Já o liberalismo (em sua formaatual, denominada “neoliberalismo”) e o marxismo (em suas vertentes social-democrata ou trabalhista) vêm, há algum tempo, monopolizando o debate político em nosso país – deixando pouco espaço para os que defendem uma visão capitalista de cunho desenvolvimentista.

Uma visão desse tipo – inspirada nas idéias políticas de Edmund Burke e econômicas de Alexander Hamilton e Friedrich List – pode ser considerada realista e conservadora. O realismo conservador – cujos maiores expoentes, em nosso país, foram José Bonifácio de Andrada e Silva e o Barão do Rio Branco – é uma ideologia pouco difundida, na sociedade brasileira.

As ideologias antimilitares têm predominado, ao longo da história política brasileira. Esta é a principal razão pela qual a defesa nacional, em nosso país, jamais tenha recebido a atenção devida dos governantes – nem mesmo em períodos de conflito externo.

No Século XXI, os conflitos pela posse de recursos naturais escassos, localizados em paises periféricos, poderão tornar-se comuns. É por isso que os principais países ocidentais – fortementedependentes de petróleo e outras matérias primas estratégicas – vêm investindo na ampliação dacapacidade expedicionária de suas Forças Armadas.

A última guerra em território brasileiro foi a do Paraguai. Entretanto, se persistir a atual situação de fraqueza do país, as riquezas existentes em seu território tornar-se-ão um alvoconvidativo para intervenções militares estrangeiras. Aí será tarde para fortalecer nossa capacidade de defesa – e todos os patriotas que esboçarem resistência serão considerados “terroristas”.

A elite política brasileira nunca viu os militares como servidores do Estado, e sim como adversários na disputa pelo poder no campo interno. Por isso, investimentos na área de defesa foram sempre considerados “desperdício de recursos” – ou até mesmo “munição para o inimigo”. No campo externo, a opção para evitar problemas foi a submissão do país à potência hegemônica do momento.

As políticas de Estado mínimo adotadas durante a “década neoliberal” resultaram no sucateamento de componentes vitais do aparelho estatal – inclusive as Forças Armadas. A persistência de uma visão econômica ultra-ortodoxa e de um estéril debate político-ideológico entre liberais e marxistas tem condenado o Brasil à semi-estagnação econômica.

Para que o sucateamento da máquina administrativa do Estado brasileiro – que inclui a defesanacional – possa ser revertido, é essencial que o país volte a crescer a taxas anuais substanciais. Oxalá haja tempo para isso – antes que sobrevenha uma crise externa capaz de colocar em risco a sobrevivência do Brasil, como nação una e soberana.

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte