I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070226

No Brasil, não há a cultura de que cada um é o defensor da lei.

No Brasil, não há a cultura de que cada um é o defensor da lei. E a lei fica desamparada. Vai-se contornando o problema, enquanto ele nos domina. Palavrório substitui ação.

Algumas das medidas estão em pauta no Congresso desde maio do ano passado, quando uma série de rebeliões sacudiu São Paulo.

Os fatos mostram que as intenções duram três semanas e depois são substituídas pelos interesses da corporação política. Agora o horror das ruas corre o risco de ser substituído pela preservação do Fundo Partidário para os grandes partidos, por exemplo.

O que aconteceu ontem no Maracanã é bem simbólico. Fez-se um minuto de silêncio e depois o jogo continuou. Há dez anos se fala nisso, quando menores de idade mataram o índio Galdino Pataxó numa fogueira de álcool, em Brasília.

Alguns dizem que agora chegamos ao fundo do poço. Engano. O fundo do poço já está muito acima de nós. Já banalizamos a morte, o horror. Fomos além do fundo do poço quando torturaram e mataram a fogo o jornalista Tim Lopes, no Rio de Janeiro, há cinco anos. Aí o país ouviu as autoridades e os legisladores falando em endurecer as leis.

Ouvimos de novo em 2003 quando a menina Gabriela, de 14 anos, foi morta a tiro na escadaria do metrô, na Tijuca, no Rio de Janeiro. E de novo ouvimos quando um menor chefiou o trucidamento de um casal de adolescentes no Embu, em São Paulo.

Nos ataques em São Paulo, em maio, ouviu-se tudo outra vez. Nos ataques no Rio, o resultado foi uma parada militar garbosa da Força Nacional de segurança pública Depois que mataram João Hélio, um pai foi morto diante do filho em assalto no Rio e outro pai foi morto a tiros por assaltante diante da filha, na garupa de sua moto em São Paulo.

É diário o crime. A reação dura um minuto de silêncio e o jogo continua. Não se combatem coisas concretas. Combatem-se abstrações. Combate-se a violência e não o bandido. Pede-se paz e não a lei. Parecer que falar em lei, não pega. Diz-se que tolerância zero não faz bem ao espírito tropical.

No improviso de posse, o presidente Lula falou em degradação social pela perda de valores, que precisa ser resolvido a partir de casa. Disse que o crime precisa ser combatido com a mão forte do estado.

Parece que o país fingiu não ouvir, porque continuava passando no sinal fechado, estacionando na calçada, jogando lixo no chão, fazendo barulho para o vizinho, sonegando, desrespeitando faixa de pedestre. Em suma, enfraquecendo a lei que quer que o proteja.

Aqui, não há a cultura de que cada um é o defensor da lei e a lei fica desamparada. Vai-se contornando o problema, enquanto ele nos domina. Palavrório substitui ação.

O crime virou criminalidade, dando mais tempo ao bandido, enquanto se pronuncia o palavrão, para inflar a estatística do horror.

Por Alexandre Garcia

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte