I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20060611

O respeito se foi


Por Liliana Pinheiro
Dadas as circunstâncias políticas, morais e éticas que cercam o Planalto nesses tempos, não há como condenar a virulenta reação de Ronaldo à observação do presidente Lula sobre seu peso. O atacante repetiu com todas as letras que dizem que o chefe da nação “bebe pra caramba”. Dadas as circunstâncias, também ninguém há de colocar reparo na frase de Roberto Freire (PPS) para explicar nesta sexta por que seu partido não fará aliança com Lula e seu PT: “Com ladrão, não”, disse.
Dias atrás, o senador Antonio Carlos Magalhães não foi menos objetivo ao definir o presidente: “Um grande malandro de cinismo total”. Como tem gente que não gosta quando coloco ACM nos meus textos, dado que o político bem poderia merecer comentário idêntico ao que fez, vou para outras plagas, lá no campo da extrema esquerda. “Lula está tranqüilo, com 63%, igual cavalo de 7 de Setembro, cagando e andando.” A mui cortês observação foi feita por Antonio Arruti, líder do MLST, em reunião com a militância do movimento para preparar a invasão da Câmara.
Escolhi apenas algumas das frases ditas na semana que passou para mostrar a quantas andam as manifestações públicas que envolvem a figura do presidente. Se retrocedesse um pouco mais no calendário, o resultado não seria diferente, talvez até ficasse bem pior. O desrespeito é total, não é de hoje.
Com Lula, sem dúvida, o Brasil caminhou depressa na escala da deselegância verbal. Já nem nos lembramos do tempo em que “neoliberal” era o maior dos xingamentos, e “neobobo”, a mais fulminante réplica. Lá atrás, quando o nível de debate era outro, trocas de farpas desse quilate punham todo o noticiário abaixo, mesmo o mais relevante, para que as manchetes dos jornais fossem a “tensão” na política.
Hoje, classificar um presidente da República de ladrão, malandro ou compará-lo a um quadrúpede em situação escatológica vai para pés de página, quando muito com direito a reprise nas colunas de frases. No caso de Ronaldo, será diferente, mas não porque Lula foi tomado por bebum — coisa até já ocorrida mais vezes —, e sim porque quem disse a frase foi o Fenômeno, no dia da abertura da Copo do Mundo.
Percebo também nesse episódio — não bastassem tantos outros — sinais preocupantes no horizonte político brasileiro. Uma parcela importante da sociedade, a dos formadores de opinião e de suas fontes de informação, não se dá mais ao trabalho ter deferência pela instituição da Presidência da República nem por dever cívico. Jornalistas não perdem tempo em avaliar o que diz chefe da nação sobre assuntos administrativos e políticos — até porque foram por mais de três anos impedidos de manter diálogos formais com ele —, cumprindo apenas a tarefa de anotar suas frases para o relatório diário. Há mesmo redações que já não destacam repórteres para acompanhar os monólogos de Lula, há muito sem outro sentido que não o da autopromoção.
O Fenômeno goleou? É evidente. O grito de indignação com o nível da política, que estava parado na garganta de muita gente, saiu assim que o craque entrou no campo eleitoral. Mas há que se notar que Ronaldo representa a bandeira do Brasil e nem piscou ao lembrar da fama cachaceira do presidente do mesmo país, diante de toda a imprensa internacional. Merecidamente, no caso de Lula, o respeito está em baixa. O problema vai ser administrar essa herança da esculhambação daqui para a frente. Com ele ou sem ele no comando do país.
[liliana@primeiraleitura.com.br]Publicado em 9 de junho de 2006.

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte