Não seria uma boa idéia para praticar no Brasil?
"Nestes tempos de eleições, o Brasil é pintado de rosa pela situação e de
preto pela oposição. Isso é próprio de qualquer campanha eleitoral.
No meio do tiroteio, o povo fica perdido, recebendo informações
manipuladas, todas aparentando verdades. Nesse ambiente, há pouco espaço
para análises objetivas.
Por isso, antes que comece o massacre das mensagens no rádio e na
televisão, alinho alguns dados objetivos que, no meu entender, registram os
principais problemas do Brasil de hoje.
1. No período de 1996 a 2005, a economia mundial cresceu 3,8% ao ano;
o Brasil cresceu 2,2%.
2. Nesse ritmo, o mundo dobrará a renda per capita em 30 anos; o
Brasil levará cem anos.
3. Entre 1995 e 2004, os países emergentes investiram cerca de 30% do
PIB em atividades produtivas; o Brasil investiu 19%.
4. O investimento público, que estava em 4% do PIB em 1970 - já
irrisório! - caiu para 0,5% em 2005.
5. Nesse período, a carga tributária quase dobrou, chegando perto de
40% do PIB.
6. Para crescer 3,5% ao ano, os investimentos em energia elétrica,
petróleo, gás, telecomunicações e transporte teriam de ser de, no
mínimo, US$ 27 bilhões por ano, enquanto, na realidade, não passam de
US$ 14 bilhões.
7. Dentre os 127 países estudados pelo "Program for International
Student Assessement" (Pisa), o desempenho dos alunos brasileiros está
em último lugar em matemática e penúltimo em ciências.
8. Em pleno século 21, temos 16 milhões de analfabetos e, entre os
que sabem ler, mais de 50% não entendem o que lêem.
Vários desse dados fazem parte de um artigo publicado na "Revista
Indústria Brasileira" em abril de 2006, cujo título já diz tudo: "Sem
crescer, não há saída".
O mínimo que se espera é que os candidatos ataquem essas questões de
frente, dizendo claramente o que farão para inverter o quadro atual.
Isso faz parte da educação dos cidadãos e da construção da
democracia.
Há tempos, Roger Douglas, ex-ministro da Fazenda da Nova Zelândia,
contou-me que, no seu país, toda vez que um candidato diz na
televisão o que vai fazer sem dizer o "como", o seu adversário, no
dia seguinte, ocupa o seu espaço na mesma televisão, para
desmascarar as promessas vazias. Desde que esse sistema foi
implantado, narrou Douglas, a demagogia diminuiu bastante e o povo
votou mais consciente.
Os problemas estão aí. Cabe aos candidatos dizer "como" resolvê-los.
Não seria uma boa idéia para praticar no Brasil? "
ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home