I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20061116

O novo Bolívar: Gramsci


por Sergio Kapustan em 15 de novembro de 2006

Resumo: Palestra do General Sérgio Augusto de Avellar Coutinho ajuda a explicar o quadro atual da política nacional e seu principal componente: o Gramscismo.

© 2006 MidiaSemMascara.org

Para combater politicamente a hegemonia gramscista no País, os partidos de oposição e as entidades não-alinhadas à esquerda devem defender as liberdades individuais e econômicas. Essa foi a tônica principal da reunião plenária de ontem da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que teve como palestrante convidado o escritor e general da reserva Sergio Augusto de Avellar Coutinho.

O escritor fez uma explanação sobre as forças de esquerda no País, a partir de seu livro "A Revolução Gramcista no Ocidente". Um resumo do livro foi publicado em número especial da revista "Digesto Econômico", da ACSP, que foi distribuída aos associados e convidados na reunião.

A obra detalha os seis volumes de "Cadernos do Cárcere", do teórico italiano marxista Antonio Gramsci (1891-1937), com grande influência no Brasil, principalmente no PPS e em setores do PT, PCdoB e PSB. Gramsci, segundo Coutinho, tem discípulos na América Latina, como o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, líder da "Revolução Bolivariana" e participante do "Foro de São Paulo", que mantém a bandeira da esquerda internacional pós-colapso da União Soviética.

De acordo com o autor, a teoria gramsciana, ao contrário da leninista, que prega a conquista do poder pela força, prega a conquista da sociedade de forma pacífica para um governo socialista.

De que forma? O partido político conquista aos poucos a hegemonia da sociedade e destrói "as trincheiras liberais", como a imprensa, impondo um novo senso comum. Esse senso comum sufoca as forças de oposição. "O que eu escrevo no livro? Que o o senso comum é o conjunto das opiniões aceitas pela generalidade das pessoas da sociedade, fazendo com que as opiniões discrepantes pareçam desajustadas".

Coutinho deu exemplos: "A personalidade popular como protagonista da história nacional em substituição ao vulto histórico, apresentado como opressor; o preconceito, como qualidade que estigmatiza pessoas discordantes de certas atitudes; e a discriminação racial, dita como sutil e disfarçada, apesar de todas as evidências de que é falsa".

Na trincheira – O general Coutinho reforçou que documentos antigos do PT mostram a inclinação gramscista na forma de fazer política.

Segundo o autor, a partir de 1998, quando o tucano Fernando Henrique Cardoso se reelegeu, a oposição, especialmente o PT, pautou a política brasileira. "Isso foi muito ruim para a política brasileira. Como os partidos de situação ficaram inibidos, o PFL, por exemplo, nós ficamos sem alternativas no campo político. A esquerda está predominando até hoje".

Qual a força do gramcismo no governo Lula? Coutinho responde que a figura do presidente não está no centro da articulação. "Isso não depende do presidente Lula. O gramscimo está espalhado em várias forças e cabe à oposição (PSDB e PFL) e entidades democráticas fazer a luta política. No caso do Congresso, é preciso criar CPIs quando necessárias e denunciar desvios éticos do governo".

Livre pensar – Na avaliação do presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, Coutinho mostrou de forma didática uma nova forma de ver a política nacional. Para Afif, a imposição do "politicamente correto" gramsciano se responde com o incentivo "ao livre pensar". "Nossa trincheira é o incentivo às iniciativas que representem todas as forças da sociedade, sem patrulhamento".

O cientista político Amaury de Souza, sócio-diretor da MCM Associados, destacou a necessidade de fortalecimento das forças contrárias à hegemonia gramsciana. "É preciso ocupar o espaço político e mostrar a força da sociedade, como fez a ACSP ao promover a palestra". Marcel Solimeo, diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, acrescentou: "O general Coutinho nos mostrou a estratégia de ocupação de todos os espaços que comprometem a democracia". Dividiram a mesa principal Alfredo Cotait, vice-presidente da ACSP, Rogério Amato, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimnento Social, e Ney de Araripe Sucupira, representante da Escola Superior de Guerra (ESG).



Publicado pelo Diário do Comércio em 14/11/2006.

Nota Editoria MÍDIA SEM MÁSCARA: Para maiores informações sobre o trabalho do General Coutinho, recomenda-se a leitura de seu livro A Revolução Gramscista no Ocidente, que pode ser adquirido através da Editora É Realizações.

E sobre o assunto, leia também:

Cadernos da Liberdade

A nova face da Guerra Fria - Cadernos da Liberdade


Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte