I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20061117

O socialismo no poder: uma hipótese

O socialismo no poder: uma hipótese
por Carlos I.S. Azambuja em 17 de novembro de 2006

Resumo: Artigo publicado pelo MSM em agosto de 2003 descrevia todos os passos de um governo socialista. Seu conteúdo profético e inquietante merece ser relido e pensado pelo público, em especial à luz dos recentes acontecimentos no Brasil e América Latina.

© 2006 MidiaSemMascara.org

“O Partido dos Trabalhadores é uma associação voluntária de cidadãs e cidadãos que se propõem a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático”.

(artigo 1º do Estatuto do Partido dos Trabalhadores)

Nota do autor: O artigo abaixo foi publicado no Mídia Sem Máscara em 9 de agosto de 2003. De lá para cá, o partido no Poder fez de tudo, ou quase tudo: deu continuidade a políticas e programas instituídos por outros governos; anunciou obras que continuam apenas no papel; reduziu os orçamentos da Segurança Pública, das Forças Armadas e da Saúde, que é tida pelo presidente como “quase perfeita”; utiliza eufemismos para disfarçar crimes cometidos por ministros do governo e militantes de seu partido, classificando cinicamente esses crimes – alguns já denunciados à Justiça – como “erros”; mentiu, quando disse e reiterou que “imediatamente demitiu os corruptos do governo”, quando o Diário Oficial indica que eles, os corruptos, é que pediram demissão; defende políticas e governantes estrangeiros em detrimento dos interesses do país; refere-se aos criminosos organizados em seu partido como “grupo de aloprados” e não como grupo de bandidos; defende corruptos, a pretexto de que ainda não foram condenados pela Justiça; faz contínuas ameaças a órgãos de imprensa e a jornalistas que denunciam as bandalheiras do governo e do partido; expulsa parlamentares que insistem em cumprir as decisões aprovadas nos Congressos partidários; viola ilegalmente o sigilo bancário de um humilde cidadão a fim de proteger um Ministro de Estado corrupto; finge que apura, no Parlamento, as denúncias contra companheiros, enquanto as obstrui; obriga idosos a ir para as filas do INSS a pretexto de recadastramento; gasta milhões em cartões de crédito distribuídos a funcionários privilegiados, inclusive pagando contas de familiares do presidente; alega que não sabe, não viu e não ouviu nada do que ocorre no próprio Palácio do Planalto; aparelha órgãos públicos com companheiros ineptos; alega defender os pobres distribuindo bolsas com quantias irrisórias enquanto destrói a classe média e enriquece cada vez mais os ricos com as políticas governamentais; ignora o estado calamitoso em que se encontram as estradas do país; gasta rios de dinheiro com propaganda oficial enganosa e com cartilhas inexistentes; apóia, inclusive com dinheiro público, grupos de criminosos invasores e destruidores da propriedade alheia e da Câmara dos Deputados, sob o pretexto de que são “movimentos sociais da sociedade civil”; e, finalmente, apóia e mantém contatos e faz acordos espúrios com grupos guerrilheiros estrangeiros através de uma entidade que criou antes de ser governo e que por muitos anos negou existir: o Foro de São Paulo.

***

Seja em que país for, qualquer partido dito socialista ao chegar ao Poder, seja pelo voto, seja através de uma revolução ou golpe de Estado, obrigatoriamente terá de passar por algumas etapas intermediárias até colocar em prática seu programa político. Essas etapas são obrigatoriamente necessárias para entorpecer a resistência cívica e, o mais importante, evitar a possibilidade de quaisquer retrocessos, pois já foi dito que o mais difícil não é tomar o Poder, mas mantê-lo.

Durante essas etapas, o novo governo envolverá seus atos com todas as aparências de legalidade, visando não desafiar a Lei e a Ordem, evitando assim entrar em conflito, antes do tempo, com o Legislativo e o Judiciário. Nesse sentido, cada ato seu, embora cercado por todos os aspectos legais, conterá uma dinâmica interna em direção ao objetivo visado: a construção do socialismo.

No início, esse novo governo mostrar-se-á muito respeitoso. Exibirá um espírito aberto, democrático e conciliador, e tudo fará para a manutenção de um clima pacífico. No entanto, na realidade já terá iniciado, desde os primeiros momentos, a meticulosa tarefa do desmantelamento sistemático da antiga máquina burocrática, especialmente seus aparatos de Segurança e Inteligência, criando outros. Também irá minando a atividade econômica, debilitando a saúde das empresas privadas e fortalecendo o Estado, tornando-o todo-poderoso, como ocorreu na Nicarágua, nos anos 80, durante o governo sandinista.

A transformação irá sendo realizada de uma forma comparável à de uma transfusão de sangue. Os vasos sanguíneos continuarão os mesmos, porém o fluido vital que anima todo o corpo vai sendo progressivamente transformado.

Assim, o paciente – o país -, cada manhã, ao despertar, ao olhar-se no espelho, verificará que nada mudou em sua fisionomia. Sou o mesmo de sempre, pensará despreocupadamente. Isso, entretanto, não é verdade. Em seu organismo, em sua vontade e em sua psicologia de corpo social, já estará sendo operada uma metamorfose.

Uma nova substância estará irrigando o cérebro nacional. Pouco a pouco, suas reações irão passando por uma transformação. Hoje em um aspecto e amanhã em outro. Primeiramente, nas questões mais simples e inocentes, e depois em assuntos mais importantes. Sempre, no entanto, com o Estado ganhando espaços e conquistando posições.

Modos de pensar e de reagir tradicionais que sempre foram considerados corretos e sãos pela coletividade, irão se debilitando. O mecanismo dos valores morais experimentará mudanças e as hierarquias éticas formais sofrerão transformações. Também as listas de prioridades, as ações individuais e coletivas até então aceitas por consenso, sofrerão sutis alterações. No delicado mecanismo do cérebro de cada um e do pensar comum o novo sangue ocasionará sucessivas tomadas de consciência com relação às realidades objetivas. Enfoques distintos daqueles que até então eram julgados imutáveis, a princípio com pequenas alterações mas progressivamente divorciados da consciência burguesa, não mais causarão estupor à maioria, tradicionalmente despolitizada e distante das sutilezas que envolvem a política.

As novas medidas parecerão aceitáveis e sempre os analistas encontrarão nelas pontos de vista defensáveis, ângulos razoáveis, circunstâncias atenuantes e aspectos positivos.

Aqueles que insistirem em defender a antiga consciência serão tachados de reacionários, neoliberais, infensos à democracia e ao progresso.

Terão cada vez maior envergadura as decisões inauditas que o organismo coletivo começará a aceitar, até o dia em que o paciente nacional será dado como pronto para a intervenção, pois seu cérebro estará completamente lavado e abatidas suas resistências. É chegada, então, a hora da mudança revolucionária das estruturas, da construção do socialismo democrático.

Esta é uma narrativa de ficção política. Todavia, devemos ter em mente a mutação sofrida pela revolução cubana, bem como o que ocorreu no Chile durante o governo Allende, e na Nicarágua, quando governada pela Junta Sandinista, bem como devemos analisar com frieza os instrumentos que os contrastes existentes em todos os países, no campo psicossocial, oferecem aos reformadores , que sempre dizem falar em nome do povo, da sociedade civil, da democracia e dos movimentos sociais.


Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte