I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20061119

Sai daí, Waldir!

Há a máxima, que me parece fazer sentido, de que acidentes aéreos acontecem em razão da conjugação de fatores e tal. Eu, que não estudei Direito com Rogério Cezar de Cerqueira Leite, continuo a achar que aviões caem porque não são aves e são mais pesados do que o ar... É o motivo ontológico. E se o transponder do Legacy estivesse funcionando? Mas não foi só isso! E se a torre tivesse reagido mais rapidamente? Mas não foi só isso! E se a orientação dos 37 mil pés tivesse sido detalhada? Mas não foi só isso! E se os pilotos tivessem seguido o plano de vôo? Mas não foi só isso! De todo modo, uma coisa é certa: o sistema brasileiro falhou miseravelmente.

A falha fez estourar uma crise no setor. A precariedade de equipamentos, a falta de pessoal, a sobrecarga de trabalho, nada disso pode ser a causa imediata do acidente, mas parece evidente que o país voava em condições mais precárias do que jamais imaginou. A contratação de controladores de vôo em caráter emergencial o prova. Reparem que não estamos falando, sei lá, em auditores da Receita — o que, certamente, nunca faltará. Mas daqueles que respondem, em boa parte, pelo fato de embarcarmos num lugar e chegarmos vivos a outro. O setor é a prova viva de várias incompetências do governo Lula.

O acidente, sozinho, já bastaria para jogar a sombra de suspeição. Quando os controladores passaram a aplicar as chamadas normas de segurança a seu trabalho — ainda que esteja havendo, é certo, um tanto de má vontade —, descobriu-se que o país voava muito acima das suas asas, da sua competência, da sua infra-estrutura, do seu pessoal para tanto preparado. Justo o Brasil! Já nem precisamos ficar no simbolismo de Santo Dummont. Basta lembrar a competentíssima Embraer — personagem involuntária da crise, já que fabricante do Legacy, um avião resistente...

Com a temperatura chegando ao ponta da incandescência, aproximou-se da cena, perigosamente, aspergindo querosene pelas ventas, este inacreditável Waldir Pires, ministro da Defesa. Qualquer grupo ou gabinete de gerenciamento de crises sugeriria o óbvio: responde-se ao problema mais imediato e não se cria uma segunda demanda, esta estrutural, para se combinar com a primeira, de emergência. É assim que se faz: tanto na ordem como na desordem; tanto na paz como na guerra. Ah, não segundo a lógica perturbada deste senhor.

Pires cismou, no meio do furacão, que era hora de determinar para que lado sopram os ventos... É um escárnio. Foi ele quem acabou emprestando à crise uma retórica sindical. O controle hoje é militar. Passará a ser civil? Que se debata. Não há nisso pecado mortal — embora eu seja contra criar o CUTA — Céu Único dos Trabalhadores Aviadores. Detestaria ficar na mão desses caras. O fato é: o debate, agora, é extemporâneo e só serve para sobrepor uma crise à outra.

Já basta o carnaval patriótico que se tentou criar com os dois pilotos americanos. Tudo leva a crer que cometeram os seus erros. Mas tentaram, sim, sem sucesso, falar com o controle aéreo a tempo de evitar a tragédia. E não conseguiram. Pires se transforma num símbolo do governo Lula, com desafios que estão literalmente muito acima da altura que ele consegue atingir.
Sai daí, Waldir.

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte