I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20061227

Sem medo de transgredir

Sem medo de transgredir
Dora Kramer

O Congresso nada mais fez que aderir à celebração geral da lei de Gérson

O Brasil está virando um lugar muito estranho para se viver. Aqui o êxito não tem nada a ver com o mérito e vice-versa. Ganha quem pode mais, aplaude quem vê chance de ganhar também e reclama quem não se incomoda de ficar fora do jogo, no mais das vezes sendo chamado de hipócrita ou fariseu. Quando não insidioso conspirador.

É como diz o deputado Paulo Delgado: 'O ambiente é de permissividade total, a política está descolada da moral. Passou a valer a regra de que se a transgressão é cometida à luz do dia todo erro é permitido, esta é a noção de transparência em vigor.'

Uma das perdas mais lamentadas do Congresso, que não se elegeu na mesma Minas Gerais que deu votação recorde a Juvenil Alves em seu entra-e-sai da cadeia, Delgado vê na atitude de absoluta desfaçatez do Congresso ao se conceder aumentos de 90%, fora as mordomias, um reflexo de uma época em que se perdeu o valor entre o certo e o errado, o verdadeiro e o falso. 'Só o que vale é a publicidade e seus resultados exitosos.'

Petista, Delgado fala principalmente da inestimável contribuição que seu partido e o presidente da República eleito por ele deram à celebração desse tipo de mentalidade calcada na lei de Gérson, pela qual o que importa é levar vantagem em tudo.

Errado está o perdedor, pois ao vencedor perdoa-se tudo.

'É isso que faz o Paulo Okamotto voltar ao Sebrae, o presidente, governadores e parlamentares tomarem posse com suas contas de campanha sob questionamento da Justiça Eleitoral, a Polícia Federal prender e soltar gente sem que os atos tenham conseqüência, deputados e senadores envolvidos em escândalos serem reeleitos e, em alguns casos, receberem do governo missões de importância estratégica, a presidente do Supremo Tribunal Federal ir ao Palácio do Planalto buscar apoio para aumentar salários dos magistrados e por aí afora', vai listando Paulo Delgado o rol de (mal) feitos plenamente aceitos pela população.

Diante de tanta complacência, nada mais natural que os presidentes da Câmara e do Senado fizessem a conta do custo-benefício e concluíssem que a exacerbação do corporativismo parlamentar seria apenas um limite a mais a ser ultrapassado e logo absorvido.

Há protestos, e muitos. Mas seria uma desconsideração para com o discernimento alheio concluir que a população está anestesiada por obra e graça do Divino. Tampouco é correto atribuir tudo aos efeitos do assistencialismo e transferir responsabilidade aos mais pobres. Eles são muitos, mas não são os únicos.

Há mais gente que os beneficiados pelo Bolsa-Família optando nas pesquisas de opinião por saudar Luiz Inácio da Silva como o melhor presidente brasileiro de todos os tempos e escolhendo acrescentar 8 pontos porcentuais à avaliação positiva que resultou em sua reeleição, apesar de todos os pesares vistos e ouvidos durante os últimos quatro anos.

Paulo Delgado acredita ter matado a charada: 'A maioria da população está harmonizada com a visão que o presidente tem da política, visão esta que não privilegia o mérito, mas o êxito a qualquer preço.'

Não se trata de 'culpar' o eleitor, mas de analisar o fenômeno coletivo da idolatria sem base na racionalidade. Num regime presidencialista forte como o nosso, o presidente é modelo. E se a ele pouco se lhe dá a valorização da moral e dos bons costumes e ele é um vencedor, o resultado é o entendimento geral de que é possível vencer sem a observância das regras de conduta universalmente consagradas.

O Brasil então passa a funcionar sob critérios diferentes. Aqui, entende-se, qualquer dificuldade pode ser transposta, desde que seja tudo feito à luz do dia e comunicado ao, nesta altura, já não tão respeitável público.

Assim ocorreu que o caixa 2 perdeu conotação criminosa, que parlamentares contra os quais pesavam provas de corrupção receberam a absolvição das urnas, que a Polícia Federal termina a investigação sobre o dossiê Vedoin dando-se ao desfrute de não apontar autorias nem origem do dinheiro, que Waldomiro Diniz está impune até hoje, que a base parlamentar do governo seja comprada com cargos, que criminosos sejam tratados como autoridades, que os presidentes da Câmara e do Senado comprem seus votos para a reeleição com o dinheiro do orçamento do Poder Legislativo e tantas deformações mais.

Nesse ambiente dissoluto não há quem esteja habilitado a atirar pedras. Ou melhor, há aquele grupo de pessoas, incluindo deputados e senadores, interessadas em resistir, porque ainda não perderam o senso da transgressão em contraponto à correção.

Mas estes são tratados como traidores, hipócritas, fariseus, conspiradores a quem se deve menosprezar por serem fracos, perdedores ante a fortaleza da esperta degenerescência vencedora.

Junto com a indignação contra os aumentos no Congresso conviria aos cidadãos analisar se estão mesmo fazendo a sua parte ou se condenam apenas uma parte cuja conduta é produto de um todo. De um mal maior que vai rebaixando o Brasil à condição de uma nação amoral.

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte