I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070329

De olho no futuro


(Publicado na Tribuna da Imprensa de 28/03/07)
 
Paulo Metri
 
Historiadores buscam captar nos fatos históricos os movimentos de longa duração, separando eventos conjunturais que ofuscam a compreensão dos caminhos seguidos pela humanidade. Já citei em artigo anterior, que Eric Hobsbawm, no seu livro “Era dos extremos”, diz que o século XX não deverá ser lembrado pela disputa entre o comunismo e o capitalismo, diferentemente do que pensam muitos dos que viveram nas mais de quatro décadas da guerra fria. Este século será caracterizado melhor, segundo ele, pelo grande salto tecnológico conseguido e a enorme mortandade de humanos ocasionada por outros humanos, em guerras mundiais e localizadas e perseguições políticas, étnicas, econômicas e religiosas.
Artigos sobre 1964 e os anos seguintes, publicados hoje, só debatem culpas e servem para descarregar ódios, sem querermos desmerecer dores alheias. Dessa época, ficam na nossa memória os mortos, as famílias sofridas, o lamentável fracasso da atividade política, a falta de grandeza de espírito de algumas lideranças, a exacerbação da discussão, uma sociedade profundamente dividida e, por fim, a perda de esforço e tempo de tantos. Arriscaria dizer que esta divisão ajudou nosso atraso. Se, no passado, tivéssemos conseguido identificar quão inoportuno era o acirramento de ânimos de ambos os lados, teríamos poupado sofrimento e poderíamos ter crescido mais como sociedade.
Notar que não sou adepto de nenhum pensamento único, não estou negando que existam lutas de classes, não acho que os termos esquerda e direita estejam fora de moda, no entanto, há possibilidade de convivência de todos e de acordos entre os diversos grupos da sociedade serem cumpridos para ela poder avançar.
Além destes acordos, a sociedade brasileira precisa identificar, na busca por um verdadeiro progresso, seu inimigo de peso, que pode não estar nem à direita nem à esquerda e se esconder em ideologia alienígena, que nos coloca como subordinados a seus interesses, em detrimento de nos satisfazermos. O liberalismo econômico exacerbado e a globalização somente financeira e do nosso mercado compõem o arcabouço ideológico atual que traz a desnacionalização das nossas indústrias, as privatizações descontroladas, a falência da empresa nacional, o desemprego dos nossos trabalhadores, a gigantesca remessa de juros pagos por papéis do governo e de outros lucros obtidos no nosso mercado, a exaustão de nossas reservas minerais e a diminuição das nossas atividades de desenvolvimento tecnológico.
Combatendo o inimigo certo, pode-se prever que, além das condições sociais melhorarem, a segurança do cidadão estará, naturalmente, em nível mais aceitável, pois alguns dos seus fatores indutores terão sido eliminados. Assim, não podemos jogar de novo a energia de uma geração no lixo e, por isso, a identificação dos verdadeiros inimigos da nossa sociedade e das batalhas a serem travadas é muito importante. Quem traz o tema “comunismo versus capitalismo”, hoje, queira ou não, está tirando o foco da luta necessária e dividindo nossa sociedade, permitindo o inimigo externo desembarcar, aqui, com facilidade. Andar para frente requer olhar para frente e quem anda olhando para trás tropeça.
 
Paulo Metri é conselheiro do Clube de Engenharia.

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte