I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070319

A droga do Estado

Sérgio Cabral: governador carioca poderia utilizar o know-how de organizações mais "experientes" em sua proposta...
A droga do Estado
Ipojuca Pontes
19/03 - Em sua proposta pela descriminalização das drogas, o governador Sérgio Cabral poderia estabelecer ótimas parcerias público-privadas com algumas das inúmeras organizações que atuam no ramo: máfias russa, chinesa, camorra, Yakusa, FARC, além de utilizar o seu poderoso know-how para negócios.

© 2007 MidiaSemMascara.org

Sérgio Cabral, o novo governador do Rio de Janeiro, quer a descriminalização da droga no Estado e faz do tema cavalo de batalha. Para ele - e muitos outros - a atual repressão ao narcotráfico, mais do que prática dispendiosa, representa uma involução no combate ao vício. Talvez influenciado pela experiência da Holanda, que vende maconha nos coffee shops de Armsterdã e controla salas de "injeções consentidas" para viciados em substâncias químicas, o governador carioca pretenda revolucionar os métodos de convivência (e conivência) do Estado com a droga.

Desde já, se pode antever quais serão os cenários da descriminalização da droga no Rio de Janeiro. Tal como na Holanda - país menor do que a Paraíba, com população estimada em 16 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 1 trilhão -, o governo terá de investir alguns bilhões de reais para a aquisição da "cannabis ", cocaína, ecstasy, crack, heroína, morfina, ópio, etc., e o posterior transporte, segurança e distribuição da erva e drogas injetáveis.

De início, a pergunta obrigatória é a seguinte: irá o permissivo governo de Cabral, como se faz em Amsterdã, liberar a venda da droga nos bares, pés-sujos e restaurantes da moda? Ou instalará postos de atendimentos controlados pela Secretaria da Saúde? O atendimento será feito dia e noite ou será limitado ao horário das repartições públicas?

Outra pergunta pertinente será saber se o Estado pretende se encarregar do plantio e da instalação de laboratórios de processamento da droga. Nesta hipótese, será decisiva a importação de know-how do Afeganistão (papoulas), da Bolívia, Peru e Colômbia (Cocaína), México (Marijuana/maconha) e, para as modernas metanfetaminas, tipo ecstasy e congêneres, a imprescindível tecnologia dos russos e países do Primeiro Mundo. Dependendo da boa diplomacia, Cabral poderá estabelecer ótimas parcerias público-privadas, contando com os serviços inestimáveis das diversas máfias: a russa, a chinesa, a Yakusa japonesa, a Camorra napolitana, bicheiros cariocas ou as amistosas FARC. Caso contrário, o governo terá de enfrentar o poder do avassalador conglomerado mafioso que de modo algum vai permitir a quebra de monopólio do negócio.

Outro problema grave será o da burocracia em torno da distribuição e aplicação da droga liberada. Calcula-se que no Brasil de hoje cerca de seis milhões de pessoas estejam envolvidas com o consumo, tráfico e processamento de drogas leves e pesadas. Parece muito, e é, mas a tendência é aumentar em proporções geométricas. (De passagem, lembro que na invejada Holanda, quando foi decretada em 1976 a liberação da droga, cresceu em 400% o seu consumo para "fins medicinais").

O que também não poderá ser desprezada é a possibilidade dos postos estaduais de distribuição da maconha e das "aplicações consentidas" se verem, pela ineficiência burocrática, sem o abastecimento das trouxinhas, papelotes e seringas suficientes para atender a grande demanda dos dependentes. A utilização de seringas não-descartáveis, como é natural, ampliará ainda mais o número de portadores de HIV - o que, como se sabe, representa uma fábula para o bolso do contribuinte.

O problema da corrupção será inevitável: funcionários mal remunerados aceitarão propinas pagas em dólar para repassar aos dependentes mais necessitados uma quantidade maior e mais pura da erva ou do pico. Como o negócio é extraordinariamente rendoso, a corrupção logo contaminará parte da hierarquia pública, atingindo os altos escalões do governo.

Para conter a demanda das escolas, colégios e universidades - espaços onde expressivo número de dependentes vive em acelerado processo de expansão - logo será detectada a obrigação de se instalar em cada escola, colégio e campus universitário um serviço de distribuição e aplicação de drogas leves e pesadas, pois as autoridades competentes não irão mais permitir a ação de "mulas" e repassadores, uma gente insensível, ambiciosa e irresponsável - para dizer o mínimo.

Por sua vez, sendo o Rio de Janeiro um estado universalmente conhecido pela festa do carnaval, do futebol e a beleza de suas praias, será inevitável que sejam instalados postos de atendimento in loco para servir aos novos e velhos dependentes, ao som das baterias, do clamor das torcidas e dos pagodes da pesada - o que não significará nenhuma extravagância, pois em tais espaços a droga já é consumida de modo amplo e irrestrito.

Sempre se correrá o risco da coisa extrapolar, como no caso da experiência de Zurique, na Suíça, cidade que foi obrigada a revogar a lei que liberava a droga depois que milhares de viciados tomaram as praças e espaços públicos destinados ao uso indiscriminado da droga, injustamente condenada pelo Órgão Internacional do Controle de Estupefacientes (OICE), da ONU, que considerou a maconha como agente psicoativo, cujas folhas possuem mais de 400 substâncias, algumas daninhas, outras incertas e não sabidas. Mas, e daí?

Se o propósito de Sérgio Cabral vingar, a liberação da droga, controlada pelo governo, tomará conta do País. Por que não? O negócio é bom, em teoria marginalizará as centenas de quadrilhas que atuam com violência no narcotráfico, atenderá legalmente usuários de todos os matizes. Ademais, como previsível, depois de bem dosada propaganda externa, a liberação logo se constituirá numa excelente atração turística e bilionária fonte de dólares.

A experiência poderá ser tão rendosa que o próprio Governo Federal poderá incluí-la no tímido Programa de Crescimento Acelerado (PAC) e se voltar para a produção e o comércio internacional da droga, como faz a comunista Coréia do Norte, que tornou o negócio oficial, sem os danos da repercussão negativa do seu ameaçador programa nuclear.


Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte