I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070313

Este é um país que vai para frente II


Este é um país que vai para frente II PDF Imprimir
13 de março de 2007
Por Christina Fontenelle (*)

Conseguiu-se um nível de cegueira e de incapacidade de percepção tão grande com a atuação contínua e integrada entre a mídia e a educação estudantil formal que já não existe preocupação em disfarçar essa atuação coordenada entre os dois setores por nenhuma das partes. É como se quem não fizesse parte desse circo pudesse ser chamado de profeta (e de louco) ao poder sempre antever os próximos passos dos governos locais e mundiais até que se consiga aprovar leis e regras que garantam a realização daquilo que os donos do mundo pretendem – e da forma como queriam que fosse feito.

O lado que se pode explicar mais facilmente, posto que é bem identificável, é o que trata da relação contínua e seqüencial do massacre de matérias jornalísticas e de programação de agendas em torno do aquecimento global, seguidas pela divulgação da genialidade da constante criação de combustíveis alternativos. Álcool, etanol, biodiesel, etc. Tanto faz o tipo de composição do combustível "natural alternativo" ou o nome que se dê – todas as hipóteses envolvem grandes áreas a serem cultivadas com produtos de monocultura primários. Isso, naturalmente, reserva da terra espaços preciosos que poderiam ser ocupados por variados tipos de cultura que, por sua vez, garantiriam o abastecimento e o barateamento de alimentos para a população dos grandes centros urbanos nacionais – para não mencionar a questão da independência.

Mas, esta argumentação não é nova e faria da discussão em torno do assunto primária e infrutífera – como tem sido desde os tempos do Brasil Colônia. A "fé" nos biocombustíveis foi tema da campanha presidencial do PT de Lula. A campanha foi tão atabalhoada que atribuía ao presidente candidato a falsa autoria de projetos e idéias que definitivamente não lhe pertenciam. Isso acabou tendo que ser corrigido – ao menos parcialmente. À primeira vista, parecia um "estopim eleitoreiro", mas, agora, passada a eleição, o quadro que se foi configurando ao longo dos últimos meses parece estar esclarecendo que o investimento no setor está dentro de um contexto de "toma lá, dá cá", de "preço a pagar".

Renasce a disputa internacional das grandes potências por uma zona de retaguarda (a que abasteceria com produtos específicos, para sobrevivência imediata da população e para reconstrução dos países eventualmente atacados por bombas nucleares), dos tempos em que a guerra fria se dava às claras. Tudo indica que pode vir por aí um "ESTE É UM PAÍS QUE VAI PARA FRENTE II", aos moldes do que se viu no Brasil, no fim dos anos 60 e início dos anos 70. Não que isso seja de todo ruim para nós brasileiros (na verdade, pode ser justamente o contrário) – o problema é que, se tratado por gente que não entenda com inteligência e patriotismo a complexidade desse "bonde da história", os mesmos erros serão cometidos (ou as mesmas traições).

A notícia de que a "nova China em expansão capitalista" conseguiu destruir um satélite (um velho satélite chinês de comunicações) em órbita, com um míssil disparado de seu próprio território, passou tão rapidamente pela mídia quanto o míssil em si. Isso significa que os chineses possuem a tecnologia capaz de eliminar os principais sistemas utilizados pelos americanos para guiar seus mísseis, reconhecer alvos e garantir comunicações entre forças militares. Entretanto, não deu tempo para que se formassem grupos de discussão a respeito na mídia. É claro que o mesmo não aconteceu com relação à investida do governo norte-americano no seu "novo" programa de escudos antimísseis, que difere do famoso Star Wars por ser montado em território não-continental norte-americano e não no espaço, com super-estações de radar. As discussões e protestos explodiram pelo mundo em torno do desequilíbrio que até mesmo este tipo mais "simples" de escudo defensivo representaria para a distribuição de poder entre as grandes potências do planeta.

A Rússia já declarou que reagiria à ruptura do tratado sobre mísseis anti-balísticos (ABM), retomando a escalada de mísseis balísticos e ogivas, de modo a assegurar uma capacidade de retaliação devastadora contra qualquer escudo defensivo que pudesse ser construído. Ameaçou, inclusive, utilizar mísseis de médio alcance contra as bases norte-americanas, caso Washington instalasse escudos antimísseis em países da Europa Central (os EUA pediram oficialmente, em janeiro, à República Tcheca que acolha um radar para seu escudo de defesa antibalística e, à Polônia, que aceitasse em seu território dez interceptadores antimísseis). Os aliados europeus, assustados diante dessa perspectiva, fizeram e têm feito chegar a Washington o seu descontentamento com o projeto do escudo defensivo. A China, por sua vez, pressupõe ser o alvo verdadeiro do escudo defensivo imaginado pela administração americana e tende a reagir através de uma ampliação rápida e radical do seu próprio arsenal ofensivo. Isso para não mencionar as tensões na Coréia do Norte, Irã, Iraque, Líbia e Chechênia.

O fato é que existe a eminência de conflitos nucleares e aqueles que pretendem ser os novos donos do mundo, de um lado ou de outro, precisam ganhar tempo e, se possível, destruir o inimigo. O objetivo é neutralizar a capacidade de ataque e de defesa uns dos outros. A guerra "quentíssima" (a do "está por um triz") está aí, para quem quiser ver e o Brasil está inserido neste contexto de disputa, mais uma vez, como um dos provedores de alimentos, água, armas, combustível, etc. para aqueles que sobre essa terra tenham o domínio. Ter onde buscar estes recursos é de fundamental importância imediata aos países vitimados por ataques nucleares.

Na condição de "celeiro", estaremos sempre com as nossas perspectivas de desenvolvimento cerceadas, controladas. Na condição de "terra em disputa", estaremos vivendo (e isso já está acontecendo), internamente e em menor grau (porém aflitivamente significante), a guerra entre grupos inimigos, com interesses importantíssimos em jogo (a própria sobrevivência), em pleno território nacional – como aconteceu na História recente do Brasil. Desta vez, porém, pelas próprias lições dessa História, nosso país pode sim elaborar estratégias de ação que não nos levem ao desespero e às crises que nos abalaram política e economicamente no final dos anos 70 e início dos anos 80 (**).

(*) Christina Fontenelle

BLOG/artigos: http://infomix-cf.blogspot.com/
BLOG/Série CAI O PANO: http://christina-fontenelle.blogspot.com/


(**) Quem quiser saber mais sobre esse assunto, leia a Série CAI O PANO que já está no capítulo 8e que vai sendo atualizada sempre que consigo novos dados.

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte