I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070321

Lula quer mudar Defesa para estimular indústria: Pires deve sair

Por Ricardo Amaral
SÃO PAULO (Reters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja reestruturar o Ministério da Defesa, criado em 1999 e considerado "sem função determinada" pelo governo petista.
A reestruturação deve ser conduzida pelo sucessor do ministro Waldir Pires, que se prepara para deixar o cargo, mas sem data definida.
Lula quer que a Defesa atue como um dos eixos da política industrial e oriente de fato os comandos das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica), disseram um dirigente do PT e uma fonte do governo.
Há poucas semanas, Lula comentou com amigos que gostaria de ter o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) no Ministério da Defesa, mas não deixou claro se teria feito uma sondagem neste sentido. Aliados do ex-presidente dizem que Sarney recusaria qualquer convite que se assemelhasse a uma "homenagem".
O Ministério da Defesa tem uma despesa prevista de 38 bilhões de reais no Orçamento de 2007, a maior parte para pagamento de pessoal ativo e inativo. Apenas 1,9 bilhão de reais estão previstos na rubrica "investimentos". O Exército controla a estatal Indústria de Material Bélico (Imbel).
"O presidente quer criar um verdadeiro Ministério da Defesa, levando em conta as características de um país capitalista no qual é muito grande a presença do Estado", disse um dirigente do PT que participou de discussões sobre o tema.
Lula também conversou sobre a Defesa com aliados de outros partidos. Em janeiro, dirigentes do PP apresentaram a ele uma proposta de política industrial e tecnológica voltada para as necessidades das Forças Armadas.
Os dirigentes do PP lembraram a Lula que países como a França e os Estados Unidos utilizam as encomendas militares para impulsionar setores da economia e desenvolver tecnologias que se incorporam à vida civil e aos negócios.
O programa de governo da campanha da reeleição de Lula, em 2006, assume o compromisso de "reconstruir a indústria bélica nacional, de forma articulada com os países da América do Sul".
Os países vizinhos são vistos pelo governo Lula como mercado potencial e parceiros complementares na produção e comércio de material bélico.
Comando civil
O programa de governo também aponta a necessidade de "concluir o processo de institucionalização do Ministério da Defesa".
A estrutura criada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estaria mantendo os comandos militares como unidades autônomas, segundo os críticos, sem um comando civil efetivo.
O primeiro ministro da Defesa de Lula, o diplomata José Viegas, tentou iniciar esse processo, mas caiu, em 2004, numa sucessão de atritos com comandantes militares e também na área política.
O ex-governador Waldir Pires, do PT, chegou ao Ministério da Defesa no dia 31 de março do ano passado, substituindo o vice-presidente José Alencar, que precisava deixar o cargo para disputar a reeleição, como exige a lei.
Lula tem procurado preservar Pires do desgaste com a crise do tráfego aéreo, desencadeada em outubro passado a partir de um movimento reivindicatório dos controladores de vôo, subordinados ao Comando da Aeronáutica.
O presidente considera o ministro mais vítima do que responsável pelos transtornos nos aeroportos. No auge da crise, em dezembro, Lula avisou que Pires não deixaria o governo sob acusações, segundo um ministro político.
Lula incluiu a reformulação do Ministério da Defesa em sua agenda de conversas com o PT, mas não ofereceu o cargo nem pediu indicações para o lugar de Pires, segundo dirigentes do partido.
O presidente também não deixou claro se a substituição de Pires fará parte da reforma ministerial em curso ou ficará para uma próxima etapa.



Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte