I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070329

Sem uma teoria do poder, oposições perderão em 2010 também!


PDF Imprimir

Por Reinaldo Azevedo (*)

Os tucanos perderam, em 2006, uma eleição presidencial que estava no papo. Se o PT tivesse lhes emprestado um roteiro de bobagens a fazer, não poderiam ter sido mais úteis a Lula. Se vocês quiserem, trato disso em outro post para não perder o foco deste. As eleições de 2002 começaram a ser perdidas em 2001, quando o então deputado Aécio Neves, liderando um bloco, decidiu disputar a Presidência da Câmara, embora a maior bancada fosse a do PFL. Ganhou. Fraturava-se o condomínio PSDB-PFL pelo qual FHC havia sido eleito e reeleito. É claro que muitas outras razões explicam as duas derrotas — e não tiro, com isso, o mérito funcional da estratégia petista nas duas disputas. Ocorre que, para disputar o poder e ganhar, é preciso saber para onde convergem as forças políticas; é preciso saber quais são os aliados preferenciais. O diabo é que o símbolo do PSDB, com raras exceções, deveria ser um pavão, não um tucano.

Não. Não vou entrar na economia interna do partido e suas facções. Elas não me interessam. Vou falar um pouco de teoria do poder, que é coisa bem menos singela. Sim, é preciso ter uma caso se queira chegar lá. Boa (no sentido de “eficiente”) ou ruim, é preciso ter uma. Sem ela, amigo, você acaba como Fernando Collor de Mello: pegando o helicóptero para o retiro, e ninguém lhe dá nem tchauzinho. Quatorze anos depois, pode ensaiar um discurso revisionista idiota, ouvido por pares basbaques. Sabem o que mais me chateia? O meu “adversário ideológico”, como me definiu José Dirceu, sabe que eu estou certo. Dirceu tanto sabe que é um dos artífices da aliança, desta vez para valer, do PT com o PMDB. Ela está sendo muito útil para o presidente tocar este começo de segundo mandato, será fundamental ao longo destes quatro anos e sereá, sim, com Lula ou sem ele, uma força poderosa na disputa presidencial de 2010. Dirceu e o PT sabem com quem devem contar. Esquerdistas que são, julgam, claro, caminhar a favor da marcha da história, essas bobagens habituais. O fato é que aprenderam a ganhar eleições. E isso não deixa de ser um aspecto admirável.

Mas e os adversários? Assim como o PSDB fez um esforço danado, em duas eleições sucessivas, para perder, é razoável temer que não economize esforços para repetir o feito em 2010, embora tenha, como se sabe, desde já, dois fortes candidatos: os governadores José Serra e Aécio Neves. Nem pense alto, leitor, que poderiam ser imbatíveis juntos. Isso é óbvio demais para a dialética um tanto perturbada que costuma caracterizar o PSDB. Uma pausa para voltar a este ponto.

Nesta quarta, viram, oficializou-se a mudança do nome do PFL, que agora passa a ser DEM. Já escrevi a repito. Lamentei um tanto. Como indivíduo, tinha certa simpatia pelo PFL urbano, embora eu lastime que nem sempre ele tenha sido um bom porta-voz das causas liberais. Agora, sob o nome de Democratas, não sei bem o que será. Vi na tarde de ontem lideranças falando em “amassar barro”, em “aproximar-se do povo” etc e tal. Na pauta, o meio ambiente, o mundo do trabalho, o social e afins. Com efeito, fiquei esperando a hora em que votariam uma moção para Bush sair do Iraque. Pareciam mesmo os democratas. Americanos. Ok. Vai ver isso é natural no primeiro dia, quando se busca uma nova cara. Também o PSDB fala em se refundar, em ficar mais próximo do povo... Ando cá com a desconfiança de que há conservadores, alguns bons, achando que podem executar uma mímica do petismo. Não podem. O tempo dirá.

Agora retomo. No dia em que o DEM é lançado, seu parceiro histórico — parceria retomada depois da derrota de 2002 em várias disputas —, em vez dos parabéns de praxe, lhe apronta uma falseta. O presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), lançou o nome do ex-governador Geraldo Alckmin à Prefeitura de São Paulo, dizendo ser este um caminho natural. Sempre digo tudo, como sabem. Então digo: se Alckmin quiser mesmo ser o candidato do partido, ele será. A questão é saber:

1 – Convém lançar uma candidatura, ainda que pretensamente forte, se ela estiver descolada de uma teoria do poder? Adversários ideológicos inconciliáveis que somos, eu e Dirceu temos uma resposta claríssima para isso: NÃO! Mas é claro que o PSDB não precisa ouvir nem um nem outro;
2 – É hora de lançar, no começo de 2007, uma candidatura para fins de 2008 quando o prefeito da cidade em questão pertence ao partido em companhia do qual se disputou a presidência, o governo do Estado e a própria Prefeitura? Companhia desleal? De maneira nenhuma!;
3 – É prudente lançar um candidato sem nem mesmo ter a clareza do cenário político da cidade e do próprio país, uma vez que há uma possibilidade atgé razoável de haver uma reforma política?
4 – Gilberto Kassab, a maior liderança do DEM na cidade — no caso, o prefeito —, enfrenta um momento difícil no que respeita à popularidade. Isso não quer dizer que não anseie ou não possa recuperar-se e concorrer à reeleição. É leal lançar um candidato agora?
5 – Se não se quer falar de lealdade, falemos de pragmatismo: é prudente? Se o prefeito realmente se der mal, por motivos justos ou injustos — pessoalmente, acho que a avaliação que se faz dele é injusta (e não é a primeira vez que discordo do tal “povo”) —, será que o peso não recairá também sobre o PSDB?
6 – Mais do que prudente: é inteligente o PSDB entrar no que parece ser o anúncio da fritura de Kassab? Eu não creio que ele, pessoalmente, vá se esforçar menos ou mais a depender do que pensam os tucanos. Mas a Prefeitura é uma máquina gigantesca. É preciso que os escalões intermediários também não se dediquem a especulações precipitadas.

Tasso cometeu um grande erro. Mais um. E eu reitero: Alckmin será candidato se quiser, sem que o ex-governador cearense entre na economia interna da política paulista e paulistana. Lembro que ele vem de um histórico recente de decisões desastradas em seu Estado. Numa entrevista ao programa Roda Viva, no fim do ano passado, deixou claro que pode apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência se esta for a vontade do Ceará. Ninguém lhe cobrou nada nem ele se desdisse.

Não dou a menor bola para a guerra de facções do tucanato. Os pavões que se vierem. O que sei é que o partido continua a prescindir de juízo estratégico. E só me ocupo do partido porque é a maior força de oposição do país. Em princípio, cabe a ela dar o rumo e o ritmo da oposição ao governo Lula — e motivos não faltam — e se organizar para derrotar a frente PT-PMDB e agregados em 2010. Não fará isso sozinho. Ontem à noite, os tucanos se reuniram em Brasília num jantar em homenagem a Alckimin. Homenagem justa, sem dúvida. Embora os meus leitores sejam testemunhas do quanto ele me irritou durante a campanha. O auge foi aquela jaqueta cheia de símbolos de estatais. Se tivesse dito: “Sim, quero vender a Petrobras”, é possível que não tivesse perdido um miserável voto e, ao menos, teria deixado de coonestar a picaretagem petista-estatista.

Faltava o quê no ano passado? Ela: a teoria do poder. O “lançamento” da candidatura de Aclkmin nesta quarta demonstra que estou certo. Por que não Tasso não sugeriu um nome para a Prefeitura de Fortaleza? Ao fazer o que fez, atuou para desestabilizar o centro de uma alternativa ao petismo (a união PSDB-DEM), com eventuais desdobramentos no próprio governo de São Paulo e no PSDB como um todo. A diferença entre o PT e o PSDB contemporâneos é que o partido de Lula entrega cinco ministérios ao PMDB e mais uma penca de estatais, enquanto o partido de Tasso se esforça para jogar fora o “seu” PMDB. É isso aí: sem teoria do poder em 2001, 2002, 2006, 2007 e, não é improvável, em 2008 e 2010 também. E isso pode lhe render, por que não?, uma nova derrota. Parece impossível? Tão impossível quanto parecia em 2005 a reeleição de Lula? Meus textos são minhas testemunhas. Eu tratava Lula como favorito no auge do mensalão. Porque percebia a leseira tucana.

Foi a existência de uma teoria — FHC tinha — que garantiu a eleição de 1994 e a reeleição de 1998. Quem não se lembra dos próprios “progressistas” tucanos escandalizados com a aliança com o PFL, condição sem a qual o então ministro da Fazenda deixara claro: não disputaria nada? Saiu de 7% dos votos — Lula tinha folgada liderança — para vencer. O PT aprendeu o caminho das alianças. O PSDB esqueceu. E faz essas bobagens. Finalizo, que o texto já vai longe. Houvesse, vá lá, alguma outra força importante na política com a qual os tucanos pudessem compor, essa manifestação de arrogância, pautada por uma ridícula guerra interna de posições, poderia ser menos deletéria. Mas não há. O PMDB já amarrou o seu destino ao do PT. E assim vai até o fim do mandato de Lula.

Democratas
E o DEM? Começou bem? Nem rimou nem achou ainda a solução. Rodrigo Maia (RJ), novo presidente, tem muito a aprender. Segundo o preclaro, o “novo” partido nasce mais distante do PSDB. Afirmou ainda que foram os tucanos que “destruíram a candidatura de Roseana Sarney” em 2002. Não foi, não, deputado. Foi uma montanha de dinheiro, de origem desconhecida, encontrada na Lunus. Ademais, a atual líder do governo no Congresso talvez merecesse de Maia emoção mais contida. Até hoje não sei a origem de tanta grana viva. Maia deve saber.


No meio da gritaria, Kassab manteve a calma. Chamou a união dos dois partidos de natural e lembrou que é muito cedo para debater candidaturas. Ufa! Nem pavão nem cobra. Nem a plumagem da arrogância nem a língua viperina. Tanto melhor.



Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte