I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070417

Os Limites da Clivagem Direita/Esquerda


Daniel Cohen

1. O confronto direita-esquerda parece ter perdido a clareza. A esquerda, que vê se enfraquecer o apoio das classes populares, se indaga sobre a sua identidade. A direita, que colhe os frutos disto, hesita quanto à melhor maneira de preservar este capital eleitoral.

2. A primeira mede o que se poderia chamar de liberalismo cultural, enquanto a outra mede o liberalismo econômico. A esquerda é liberal no sentido cultural do termo: ela defende as minorias, aprova atualmente o casamento homossexual, assim como antes apoiou o direito das mulheres ao aborto. A direita está no outro extremo desta escala: ela é conservadora, preocupa-se em preservar as instituições familiares e a moral tradicional.

3. No terreno econômico ocorre o contrário: a direita é liberal, quer liberar a iniciativa individual e a concorrência; a esquerda é conservadora, pelo menos desde o fim dos gloriosos anos 30, dedicada a resgatar o que pode ser salvo das antigas solidariedades econômicas e sociais.

4. A oposição direita-esquerda é difícil de entender, na medida em que ela não se resume, portanto, a uma oposição simples, liberal contra antiliberal, mas desloca-se numa diagonal que vai do liberal cultural-conservador econômico a conservador cultural-liberal econômico.
5- Entretanto, dois grupos escapam a isto, aparecendo como "heterodoxos"

. São estes, na verdade, coerentes, no sentido de que são duplamente liberais ou duplamente conservadores. O primeiro grupo é o dos "bubos" (burgueses boêmios) ao mesmo tempo liberais no campo cultural e econômico. Segundo a pesquisa da Sofres, eles representam cerca de 15% dos sufrágios. O segundo grupo, cujos membros são qualificados de "desconfiados" pela TNS Sofres, porque desconfiam da política, é integrado pelos que são conservadores duas vezes, no campo da economia e no terreno cultural. É um grupo que tem um peso de pelo menos 25% dos votantes.

6. Esta constelação pesa na clivagem direita/esquerda. Os "bubos" e os "desconfiados" são de esquerda ou de direita? 40% do corpo eleitoral francês não sabem responder a esta pergunta. O peso da extrema direita e o ímpeto do candidato centrista comprovam este desmembramento. No eixo cultural, a maioria dos franceses está ( muito ) à direita. No terreno da economia, ocorre exatamente o oposto: 60% das pessoas entrevistadas reúnem valores de esquerda.

7. Esta confusão decorre, contudo, também de uma outra especificidade: a direita francesa não é na realidade liberal no sentido econômico da palavra, e a esquerda não o é no campo social. Na verdade, sua passagem pelo Ministério da Economia não deixou de Nicolas Sarkozy a imagem de um ministro francamente liberal, e seus últimos posicionamentos referentes ao protecionismo europeu ou à política industrial irritaram bastante os comissários europeus envolvidos na questão.

8. Mas a esquerda francesa não é efetivamente liberal também no terreno social, se se definir este termo como uma expressão da confiança na capacidade do movimento social de se auto-organizar. Diferentemente das outras esquerdas européias, a esquerda francesa não é oriunda do sindicalismo, com o qual ela mantém uma relação complexa. Privada deste vínculo orgânico, a esquerda francesa incensa , assim como a direita, a tendência ao dirigismo dos franceses.

Íntegra da pesquisa :
(See attached file: PesquisaSOFRES_Nonas_Antigas_Clivagens_observateur.pdf)

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte