I M P U N I D A D E - VERGONHA NACIONAL

É INACEITÁVEL QUE A IMPUNIDADE E A VIOLÊNCIA SEJAM TRANSFORMADAS EM VALORES LEGÍTIMOS DO MORAL NACIONAL*** Não existe democracia onde não existe segurança do Direito com Soberania, Paz Social, Progresso, Integração Nacional e Integridade do Patrimônio Nacional.

20070402

Quanto tempo pode levar esse processo?

Controladores: ex-ministro vê "crise militar"
Para o brigadeiro da reserva Mauro Gandra, ex-ministro da Aeronáutica, a greve dos controladores de vôo na sexta-feira tem reflexos mais profundos do que os atrasos provocados em todos os aeroportos do País neste sábado. Gandra acredita que o motim representa uma "crise militar", que não será resolvida tão cedo.
"Quando se quebra a disciplina e a submissão nas Forças Armadas, você perde a autoridade. A própria convivência desses controladores com seus chefes será difícil a partir de agora", afirmou o ex-ministro, em entrevista por telefone.

Gandra defende a desmilitarização dos "militares insubordinados" que participaram da greve de sexta-feira e espera que o "crime" seja apurado pelo Ministério Público Militar e punido.

O militar comentou, ainda, a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está nos Estados Unidos, de suspender na sexta-feira a prisão de 18 controladores de vôo que participaram do motim.

Confira a seguir a entrevista do ex-ministro da Aeronáutica Mauro Gandra:

Que avaliação o senhor faz da greve dos controladores de vôo?
Foi uma atitude absurda desses controladores de Brasília. Além de insubordinação, motim e chantagem houve covardia, porque eles esperaram a viagem do presidente ao exterior para tomar a decisão de provocar essa "crise militar", que foi iniciada por um problema menor, que são as transferências. Militares normalmente são transferidos e isso é normal.

O que deve mudar depois desse movimento dos controladores?
Depois desse acordo com o governo, os controladores devem entrar em um regime normal de trabalho, porque eles estavam em um regime anormal, que provocou esse apagão aéreo. Mas isso não resolve. Porque a própria convivência com os seus chefes será difícil. Quando se quebra a disciplina e a autoridade nas Forças Armadas, você perde a autoridade.

Diante disso, a decisão do presidente de suspender as prisões dos controladores foi equivocada?
O presidente privilegiou a segurança dos passageiros nos aeroportos. O presidente tem um viés de negociação. Provavelmente, um militar não tomaria essa decisão. Mas a decisão do militar, talvez não resolveria o problema. Longe de mim criticar essa ação. O presidente é político e deu uma determinação que foi cumprida, mas a gravidade do fato existiu.

Foi, então, a decisão correta?
Como militar, não posso dizer que foi a decisão certa, porque estaria contrariando tudo o que fiz nos 46 anos que esteve na Aeronáutica. Como cidadão, vejo que é uma decisão paliativa, porque não resolve o problema.

Os grevistas devem ser punidos?
Houve um descumprimento do Estatuto dos Militares e do Código Penal Militar muito grave. As agressões às leis devem ser consideradas. Isso é crime militar e espero que o Ministério Público Militar leve isso adiante.

A desmilitarização pedida pelos controladores pode resolver o problema?
Eu mudei de opinião com relação a isso. Quanto mais cedo eles (grevistas) puderem passar para civis, melhor seria, porque eles não merecem usar a farda que usaram nossos heróis na Itália e os inúmeros militares que morreram na defesa da nossa nação.

Quanto tempo pode levar esse processo?

Isso não é rápido. Estamos falando de US$ 7 bilhões em equipamentos que deverão ser divididos. O País é pobre. Vamos comprar mais 26 radares? Esse processo passa por duas etapas: a primeira é tirar esses militares insubordinados da ativa e passá-los para civis. Outra são os equipamentos, que terão de ser divididos. Uma migração dessa pode levar de cinco a dez anos.
Redação Terra

Links indicados

Powered by Blogger

L I N K S

impUNIDADE

info impunidade

info impunidade i

serviço ao eleitor

VOTO CONSCIENTE

cmrj 63

IMORTAIS GUERREIROS

ucho.info

Alerta Total

Coturno Noturno

grupoguararapes

ternuma.

Brasil acima de tudo

salve a patria

Christina Fontenelle

NOSSA VOZ - INFOMIX II

CRISE AÉREA

A CRISE DAS VAIAS

notalatina

inconfidencia

Contas Abertas

RATIO PRO LIBERTAS.

XÔ CPMF!!!

Amazônia para Sempre

Ordem e Vigilia Contra Corrupcao

Deputado Aleluia

Sen Alvaro Dias

Sen Josse Agripino

Sen Arthur Virgílio

DIEGO CASAGRANDE

Reinaldo Azevedo

Claudio Humberto

BLOGANDO FRANCAMENTE

ATÉ QUANDO????

LABRE: Legalidade

Kibe Loco

Domínio Público - Pesquisa

Blog do Diego

incorreto

VIDEO I

VIDEO II

ATAS do Foro de São Paulo

Video FSP
FSP I
FSPII
FSPIII
prova_cabal

MADRAÇAIS DO MST

SAIBA MAIS SOBRE O FSP

A GUERRILHA DO ARAGUAIA

GRUPO GUARARAPES

A VERDADE SUFOCADA

Powered by Blogger

Powered by Blogger

Powered by Blogger

ARGUMENTO

VOTO SEGURO

APADDI

MOVIMENTO CORRUPÇÃO ZERO

Powered by Blogger

RATIO PRO LIBERTAS

ALERTA TOTAL

COTURNO NOTURNO

INCORRETO

RBS

CPI

SENADO FEDERAL

TRANSPARÊNCIA BRASIL

CAMARA DOS DEPUTADOS

RIO SEM LEI

CMRJ 63

.

IMPUNIDADE

VERGONHA NACIONAL

AVISO: As publicações com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a citação da fonte